Cientistas criam “salada de outro mundo” para astronautas

Alimentação Bem-estar
28 de Março, 2023
Cientistas criam “salada de outro mundo” para astronautas

Você já parou para imaginar como deve ser a alimentação de astronautas que estão fora da Terra? Afinal, como eles conseguem obter todos os nutrientes necessários para o correto funcionamento de seus corpos? Tentando solucionar essa questão, um grupo de cientistas australianos desenvolveu a “salada de outro mundo”!

Trata-se de um prato com ingredientes estrategicamente selecionados. Para isso, os pesquisadores utilizaram as recomendações dietéticas para desbravadores do espaço publicadas em um estudo da NASA. Então, criaram um modelo computacional que prevê a melhor combinação de alimentos (todos à base de plantas, é claro).

Leia também: Veja versões mais saudáveis do cloud bread, moda do TikTok

A “salada espacial”, outro nome que o prato recebeu, contém soja, sementes de papoula, cevada, couve kale, amendoim, batata-doce e sementes de girassol. Ficou curioso? Saiba mais sobre a receita:

Afinal, de onde surgiu a ideia da “salada de outro mundo”?

A pesquisa faz parte de um programa da Universidade de Adelaide (Austrália) e da Universidade de Nottingham (Reino Unido), cujo objetivo é estudar temas como astrofarmácia, agricultura e pesquisa de alimentos.

“Simulamos uma mistura de seis a oito culturas que fornecem todos os nutrientes necessários a um astronauta, o que é diferente do que as pessoas precisam na Terra”, disse o principal autor do estudo Volker Hessel, professor da Universidade de Adelaide e diretor de pesquisa do Andy Thomas Center for Space Resources.

A equipe analisou mais de cem espécies de vegetais e cereais. “Embora existam dezenas de culturas que podem atender às necessidades de nutrientes de um astronauta, precisávamos encontrar aquelas que pudessem fornecer as calorias necessárias em porções menores e que pudessem ser cultivadas em um espaço pequeno”, ele complementou.

Mas é claro que os especialistas também utilizaram outros critérios para montar a “salada de outro mundo”. Por exemplo, a escolha dos ingredientes precisou ser restrita a apenas dez variedades (para facilitar as coisas). Além disso, as plantas deveriam oferecer a possibilidade de cultivo in situ (isto é, fora da Terra), usando sistemas de cultivo espacial, além de ocuparem uma área mínima. Por fim, os vegetais deveriam exigir poucos fertilizantes, e características como sabor, textura e frescor também foram consideradas.

Para testar a receita, quatro voluntários provaram o prato, e concluíram que “não se importariam de comer isso a semana toda como astronautas”. Agora, o próximo passo dos cientistas é projetar sistemas e componentes de agricultura espacial para atender às demandas desses profissionais em missões de longo prazo.

Confira, então, o vídeo da universidade com o resultado final:

Fonte: Site da Universidade de Adelaide.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva