Sal embaixo da língua combate a pressão baixa. Verdade ou mito?

Alimentação Bem-estar
26 de Outubro, 2023
Bárbara Shibuya Alves
Revisado por
Enfermeira • Coren-SP 752311
Sal embaixo da língua combate a pressão baixa. Verdade ou mito?

Muita gente costuma recorrer ao sal embaixo da língua para se recuperar de uma queda de pressão arterial. No entanto, será que esse antigo hábito que perdura há gerações realmente funciona?

Neste artigo, explicamos se a prática é eficaz no combate à pressão baixa.

Veja também: Melhores alimentos para quem tem pressão baixa

Sal x pressão baixa: qual a relação?

O consumo excessivo de sal está associado à hipertensão — ou seja, à pressão alta. Por isso, quando a pressão está baixa, existe a lógica de que o sal embaixo da língua combate a hipotensão. Contudo, ele não é verdadeiramente capaz de conter a pressão baixa. Afinal, consumir sal no momento da queda de pressão não adianta, uma vez que ele não provoca efeito imediato.

Portanto, colocar o sal embaixo da língua não combate a pressão baixa — ao menos, não de forma rápida como muitos de nós acreditamos. 

O que causa a pressão baixa?

É considerada pressão baixa quando, ao medir a pressão arterial, obtém-se medidas iguais ou menores que 9 por 6. O parâmetro normal é de 12 por 8. 

A princípio, diversas doenças e problemas de saúde podem provocar alterações na pressão, inclusive o diabetes e diferentes tipos de disfunções endócrinas.

Além disso, passar muito tempo em jejum pode ter esse efeito, assim como a longa permanência em ambientes muito quentes e a desidratação. 

Para saber outras causas, clique aqui para conferir os tipos de hipotensão e quando é o caso de ajuda médica. 

O que fazer quando a pressão cai?

Agora que já sabemos que colocar o sal debaixo da língua não é o recurso mais eficiente, é preciso entender os métodos que ajudam a estabilizar a pressão baixa. 

A primeira medida é se deitar em um ambiente fresco e arejado. Em seguida, as pernas devem ser erguidas acima do nível da cabeça para que, assim, o sangue chegue mais rapidamente ao cérebro e ao coração. Por fim, caprichar na hidratação — beber água em pequenos goles também ajuda. Isso ajudará a aumentar a circulação sanguínea.

Quando o problema inspira cuidados médicos?

A pressão baixa é sinônimo de preocupação se a pessoa sofrer crises muito frequentes. Se for a sua situação, não hesite em buscar um médico cardiologista ou angiologista para avaliar as possíveis causas do quadro. Outro exemplo que precisa de socorro é se os sintomas demoram a passar, mesmo com repouso, hidratação e alimentação.

Fontes

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Alimentação

Café da manhã para sair de casa com energia

Antes de cair na folia, vale olhar com atenção para a primeira refeição do dia.  Um café da manhã completo, com combinação de proteína, gordura boa

Alimentação

Jantar leve para fechar o dia

Depois de um dia intenso de folia, tudo o que a gente quer é algo fácil, gostoso e que não pese. Um jantar leve, mas completo,

Alimentação

Voltou do bloco enjoado? Confira esse suco refrescante

Entre calor, agitação e longas horas na rua, é comum chegar do bloco com aquela sensação de enjoo ou mal-estar. Nesses momentos, o ideal é apostar