Sal do Himalaia: O que é, benefícios e propriedades
O sal do Himalaia é famoso em todo o mundo se seu consumo só cresce. Mas, afinal, qual é o seu diferencial? Ele é melhor que o sal comum?
De coloração rosa, ele é um dos tipos de sal marinho. Portanto, é mais saudável que o refinado, pois não passa pelo processo químico de refinamento. Para efeito comparativo, cada 1g do sal do Himalaia tem 230 mg de sódio. Já o refinado tem aproximadamente 400 mg.
Leia também: Sal marinho: O que é, benefícios e como usar
O que é?
Ele é extraído a partir do mar fossilizado que existia aos pés da cordilheira do Himalaia e recebe uma coloração rósea devido a quantidades de óxido de ferro. Por não passar por processos químicos, como o de refinamento, esse sal preserva cerca de 80 minerais distintos.
Benefícios e usos do sal do Himalaia
Esse sal tornou-se querido especialmente entre as pessoas que buscam ter hábitos mais saudáveis e naturais. O uso culinário deste sal não difere muito dos demais. Os cristais podem ser adicionados inteiros ou moídos durante o cozimento dos pratos.
Mas atenção: o teor de cloreto de sódio é muito semelhante ao do sal marinho, por isso, é importante consumir com moderação. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o consumo diário de sal deve ser limitado a 5g de sal, o que equivale a 2g de sódio. No entanto, a maioria das pessoas ultrapassa esse valor.
Ele é livre de toxinas e poluentes modernos, visto que é advindo de depósitos naturais de sal cristalizado que foram cobertos com lava. Além disso, é considerado o sal mais puro do planeta.
Alguns benefícios do sal do Himalaia são:
- Ação desintoxicante;
- Fortalece o sistema digestivo;
- Auxilia a saúde vascular;
- Redução da pressão arterial;
- Rico em aproximadamente 84 minerais;
- Previne câimbras.