Sal marinho: O que é, benefícios e como usar

Alimentação Bem-estar
21 de Novembro, 2019
Sal marinho: O que é, benefícios e como usar

Já ouviu falar do sal marinho? Ele é obtido a partir da evaporação da água do mar e é usado há milênios. Conheça mais sobre e aprenda como usá-lo.

Benefícios e usos

Muitos consideram o sal marinho como mais saudável que o refinado, pois não passa pelo processo de refinamento. Além do uso culinário, ele pode ser adicionado em esfoliantes, sais de banho, bebidas e inúmeros outros produtos.

Sal marinho x refinado

O sal marinho não passa pelo processo de refinamento, assim, mantém os minerais e nutrientes e dispensa a adição de outros ingredientes químicos. Portanto, é uma versão mais natural e, consequentemente, mais saudável – além de conter menos sódio.

Vale lembrar que, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), adultos devem consumir menos de 2 gramas de sódio por dia. No entanto, a maioria das pessoas ultrapassa esse valor. 

Leia também: 5 temperos comuns que ajudam na digestão

Tipos

Há mais de um tipo de sal marinho e um deles você com certeza já usou: o sal grosso, comum em churrascos. Diferentemente do refinado, ele não passou pelo processo de refinamento. Entretanto, passou pelo processo de moagem, a fim de que o tamanho dos cristais fosse reduzido.

Ele é geralmente comercializado em sua cor natural, mas sua cor pode variar entre rosa, cinza, preto, branco e até mesmo roxo. Porém, a coloração rosada é a mais comum e fácil de ser encontrada em supermercados, armazéns e afins.

E o sal do Himalaia?

O sal rosa do himalaia é um tipo de sal marinho. Entretanto, não é um daqueles que são retirados do mar. Tal como o nome sugere, ele é extraído de depósitos milenares nas cadeias montanhosas do Himalaia.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!