Sabugueiro: Benefícios e como usar na alimentação
Se você ainda não conhece, vai ouvir falar muito em breve do sabugueiro, uma das plantas medicinais mais comumente usadas no mundo. O nome refere-se, na verdade, a variedades da árvore Sambucus, que pertence à família Adoxaceae.
O tipo mais comum é o Sambucus nigra, também conhecido como sabugueiro europeu ou ancião negro. Essa árvore é nativa da Europa, embora também seja amplamente cultivada em muitas outras regiões do globo.
Várias partes da árvore de sabugueiro têm sido aproveitadas ao longo da história para fins medicinais e culinários. Assim, na medicina popular, os frutos são usados para tratar gripes e resfriados, infecções, dores de cabeça e dor de dente. Além disso, as frutas podem ser cozidas para fazer suco, geleias, tortas e vinho de sabugueiro. Também, as flores são muitas vezes cozidas com açúcar para fazer uma calda doce ou infundida em chá. Elas também podem ser consumidas frescas em saladas.
Portanto, tanto as flores quanto as folhas são empregadas para aliviar a dor, inchaço, inflamação, estimular a produção de urina e induzir a transpiração. A casca tem propriedades diuréticas e laxantes.
Leia também: 5 temperos comuns que ajudam na digestão
Benefícios do sabugueiro para a saúde
Além de nutritivo, ele também pode combater os sintomas de gripes e resfriados, proteger o coração e tratar inflamações e infecções, entre outras vantagens.
Rico em nutrientes
Sabugueiro é um alimento de baixa caloria, repleto de antioxidantes – 100 gramas de frutas frescas contêm 73 calorias, 18,4 gramas de carboidratos e menos de 1 grama de gordura e proteína. Além disso, ele tem muitos benefícios nutricionais, como:
- Alto teor de vitamina C: Tem de 6 a 35 mg de vitamina C por 100 gramas de fruta, responsáveis por até 60% da ingestão diária recomendada.
- Fibras: O sabugueiro apresenta 7 gramas de fibras em 100 gramas, mais de um quarto da ingestão diária recomendada.
- Fonte de ácidos fenólicos: Esses compostos são poderosos antioxidantes que ajudam a reduzir os danos causados pelo estresse oxidativo no corpo.
- Rico em antocianinas: Tal nutriente dá à fruta sua característica cor preto-púrpura escura e é um forte antioxidante com efeitos anti-inflamatórios.
Melhora os sintomas de resfriado e gripe
Extratos de sabugueiro preto e infusões de flores demonstraram reduzir a gravidade e a duração da gripe. Por exemplo, um estudo com 60 pessoas gripadas constatou que aqueles que tomaram 15 ml de xarope de sabugueiro quatro vezes por dia apresentaram melhora dos sintomas em dois a quatro dias, enquanto o outro grupo levou sete a oito para melhorar.
Por outro lado, uma pesquisa que analisou 64 pessoas descobriu que tomar 175 mg de pastilhas de extrato de sabugueiro por dois dias resultou em melhora significativa dos sintomas da gripe, incluindo febre, dor de cabeça, dores musculares e congestão nasal.
Porém, vale ressaltar que a maioria das pesquisas foi realizada apenas em produtos comerciais e há poucas informações sobre a segurança ou eficácia dos remédios caseiros.
Rico em antioxidantes
Durante o metabolismo normal, podem ser liberadas moléculas reativas que se acumulam no corpo. Com isso, pode causar estresse oxidativo e levar ao desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2 e câncer.
Os antioxidantes são componentes naturais dos alimentos, incluindo algumas vitaminas, ácidos fenólicos e flavonoides, capazes de remover essas moléculas reativas. Dessa maneira, pesquisas sugerem que dietas ricas em antioxidantes podem ajudar a prevenir doenças crônicas.
Assim, as flores, frutos e folhas da planta de sabugueiro são excelentes fontes de antioxidantes. Nesse sentido, um estudo comparando 15 variedades diferentes de frutas e outro comparando tipos de vinho descobriu que o sabugueiro é um dos antioxidantes mais eficazes.
É cardioprotetor
Sabugueiro pode ter efeitos positivos em alguns marcadores da saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Com isso, estudos mostraram que o suco de sabugueiro pode reduzir o nível de gordura no sangue e diminuir o colesterol.
Além disso, verificou-se que uma dieta rica em flavonoides, como antocianinas, reduz o risco de doenças cardíacas. Assim, o sabugueiro ainda pode reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Por outro lado, o ácido úrico elevado está ligado ao aumento da pressão sanguínea e a efeitos negativos na saúde do coração.
Outros benefícios do sabugueiro
- Combate bactérias nocivas;
- Aumenta a imunidade;
- Protege contra a radiação UV.
Leia também: Chás diuréticos que ajudam a emagrecer e desinchar