Como manter a rotina de exercícios estando exausto

Bem-estar Movimento
13 de Maio, 2021
Como manter a rotina de exercícios estando exausto

Não importa o quanto você saiba da importância da atividade física para a saúde física e mental. Manter uma rotina de exercícios é uma batalha contínua. Especialmente em tempos de COVID-19, nos quais a quarentena impossibilita as saídas à academia e, até mesmo, limita os treinos ao ar livre. Além disso, ficar no sofá quando se está exausto é sempre uma opção viável.

É  importante realmente ouvir o seu corpo e não se obrigar a fazer exercícios que seriam apenas mais estressantes. Ao mesmo tempo, a atividade física promove uma série de benefícios para o corpo e para a mente. Da mesma maneira, quem se exercita regularmente pode ter uma qualidade de vida melhor hoje e na velhice.

Problemas emocionais, como ansiedade e depressão, também afetam a disposição. O que pode ter se agravado com a pandemia. Assim, até características de personalidade podem interferir. Pois existem pessoas que têm maior dificuldade de ter disciplina, o que se reflete em várias situações, inclusive na academia.

Então, como manter a rotina de exercícios dentro da nova realidade, respeitando os limites e necessidades do organismo? 

Como manter a rotina de exercícios estando exausto

Treinar quando estiver mentalmente exausto, mas com vontade de se mexer

Nesse cenário, você pode estar mentalmente ou emocionalmente exausto. Mas, o corpo anseia por movimento. Quando isso ocorre, aqui estão algumas dicas:

  • Mantenha a simplicidade: Qualquer coisa que necessite de agilidade ou trabalho pode ficar para outro dia. Pois, é fácil se colocar potencialmente em risco de lesão quando você está se sentindo distraído, e simplesmente não vale a pena.
  • Encontre o seu lugar feliz: Opte pelo ar livre se possível, qualquer ambiente com ótimas paisagens e ar puro. Deixe a Mãe Natureza mimá-lo enquanto você transpira.
  • Tire as métricas da frente: Uma corrida sem cronômetro ou um treino sem se preocupar com o ritmo é ótimo. 
  • Aumente a música: Encontre uma aula virtual ou lista de reprodução que tenha seu estilo de música favorito ou a melhor música para seu humor. Ou talvez faça sua lista própria. A música pode nos transportar de volta a ótimas lembranças.

Treinar quando a mente quer se mover, mas o corpo está cansado

Aqui você pode estar se sentindo vibrante e cheio de energia. Mas, o corpo está dolorido, sobrecarregado ou incomodado por alguma lesão persistente. Então, para manter a rotina de exercícios, tente:

  • Diminuir o ritmo: Ou seja, em vez de correr, caminhe. Em vez de uma aula de power pilates, tente yoga
  • Ative o cérebro: Como a mente está em um bom lugar, aproveite e dê a ela algo em que se concentrar. Reproduza um audiolivro ou podcast enquanto faz uma corrida leve, passeio ou caminhada. 

Treinar quando se está física e mentalmente exausto: Dá para manter a rotina de exercícios

É mais complicado manter a rotina de exercícios quando se está completamente esgotado, tanto física quanto mentalmente. Mas, não é impossível se você: 

  • Fizer um passeio: Uma caminhada pode fazer maravilhas para a saúde mental, emocional e física.
  • Optar por um alongamento: As sessões de alongamento são tão importantes quanto os treinos de força e aeróbios. Pois, o estiramento das fibras musculares (famoso estica-e-puxa) ajuda a preparar o corpo para outras atividades físicas, de forma a prevenir lesões e liberar possíveis tensões.
  • Meditar: Mais do que fechar os olhos e ficar em silêncio, a meditação é um conjunto de técnicas de concentração com o objetivo de alcançar a plenitude mental e emocional, e os benefícios que a prática milenar traz à saúde e bem-estar já estão mais do que comprovados. Apesar de apresentarem propostas diferentes, todas as meditações têm o objetivo de conduzir a um mergulho dentro de si próprio para o autoconhecimento. É essa experiência que libertará o indivíduo da ansiedade e de outros transtornos tão comuns em nossa sociedade moderna. 

Leia também: Dormir ou fazer exercícios: Como identificar o que o corpo precisa

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva