Rompimento de cisto de ovário: sinais, sintomas e riscos

Saúde
30 de Setembro, 2022
Rompimento de cisto de ovário: sinais, sintomas e riscos

Imagine uma pequena bolsa cheia de líquido ou gás. Assim é o cisto, uma formação anormal que pode surgir em diversas partes do corpo. Na mulher, a descoberta de um cisto no ovário pode surpreender durante um ultrassom de rotina (pélvico ou transvaginal). Como geralmente são silenciosos, é durante esses exames que detecta-se os cistos. Em geral, esses casos são benignos, mas podem preocupar se ocorrer rompimento de cisto de ovário. “O rompimento de cisto de ovário pode ocorrer em qualquer momento”, alerta a ginecologista e obstetra Hiromi Arisawa, do Fleury Medicina e Saúde.

Por esse motivo, a médica explica que, assim que o cisto é diagnosticado, é fundamental manter um acompanhamento com o ginecologista para avaliar suas características. Até porque podem haver mudanças no cisto que exigem tratamento.

Leia também: Síndrome dos Ovários Policísticos: Melhores exercícios físicos

Sinais e sintomas de rompimento de cisto de ovário

“Quando um cisto de ovário se rompe, em geral a mulher pode sentir uma dor aguda, repentina, de intensidade variável, devido ao extravasamento do líquido na cavidade abdominal”,  descreve Hiromi. “A dor normalmente localiza-se na pelve. Além disso, pode ser mais intensa no lado em que o cisto se rompeu.”

Isso acontece porque o cisto no ovário tem líquido no seu interior. Ele pode se formar de diversas maneiras. “Mas, o mais comum é o desenvolvimento através de um folículo ovariano que não se rompe durante a ovulação, acumulando líquido em seu interior e formando o cisto”, explica a ginecologista.

E o líquido que preenche o cisto pode ser, inclusive, sangue, casos que recebem o nome de cisto hemorrágico. Seja como for, a dor súbita é o principal sintoma quando ocorre rompimento de cisto de ovário, e a indicação é procurar atendimento médico.

O rompimento de cisto de ovário pode ocorrer em casos de esforço muito grande, mas não necessariamente está relacionado a esse fator. Por isso é fundamental manter a atenção!

Leia também: Envelhecimento ovariano: Por que a fertilidade feminina diminui com o passar do tempo?

Riscos e tratamentos

Qualquer cisto pode se romper, mas quanto maior ele for, haverá mais chances de rompimento. Mas, dependendo do caso, pode ser preciso passar por cirurgia para retirar o cisto e limpar a região acometida pelo rompimento. Nessas situações, o procedimento pode ser por laparoscopia ou cirurgias maiores. 

E vale saber que a maioria dos cistos podem regredir espontaneamente após alguns meses, não sendo necessária nenhuma intervenção. “Já nos casos em que não há regressão é preciso individualizar cada caso e definir qual o melhor tratamento para a paciente. Assim, são opções: o tratamento clínico (com anticoncepcionais hormonais) ou cirúrgico (através de retirada da cápsula do cisto, mantendo o ovário com sua funcionalidade)”, conclui Hiromi.

Fonte: Dra. Hiromi Arisawa, ginecologista e obstetra do Fleury Medicina e Saúde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show