Riscos do alisamento capilar: produtos elevam chances de câncer uterino

Beleza Saúde
18 de Outubro, 2022
Riscos do alisamento capilar: produtos elevam chances de câncer uterino

Se você é do time que adere ao alisamento capilar para manter as madeixas mais alinhadas e lisas, não feche este texto. Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute sugere alguns riscos do alisamento capilar para a saúde. A pesquisa acompanhou 33.500 mulheres americanas por 11 anos e descobriu que o uso frequente de produtos que alisam o cabelo eleva a incidência de câncer no útero.

Veja também: Afinal, o que é a selagem capilar e para que ela serve?

Destaques da pesquisa sobre os riscos do alisamento capilar

Os pesquisadores alertam que utilizar cosméticos alisantes por quatro vezes ao ano ou mais duplica os riscos de desenvolver um câncer uterino. De acordo com a avaliação, mulheres que nunca usaram alisantes têm 1,64% de chance de adquirir um câncer do tipo. Por sua vez, consumidoras assíduas do produto possuem 4,05% de probabilidade. Apesar disso, o câncer de útero (que não inclui colo do útero) costuma ser raro. Nos Estados Unidos, por exemplo, representa 3% em diagnósticos de câncer.

O estudo não detalhou marcas, mas enumerou alguns componentes nocivos para a saúde: bisfenol A, parabenos, metais pesados, formaldeído e o conhecido formol, que ainda participa de muitas fórmulas cosméticas. A princípio, essas substâncias “entram” no organismo por meio da pele e da respiração, já que em contato com o calor do secador ou chapinha, podem liberar toxinas. Outra forma de invadir a corrente sanguínea são as lesões de queimaduras do couro cabeludo, causadas também pelo secador e outras fontes de calor.

Mulheres negras são as mais afetadas

O motivo é que elas consomem mais alisantes desde muito jovens, e ficam mais expostas à absorção dos elementos químicos. Segundo o estudo, 60% das participantes se identificaram como negras. Assim, o alerta é importante para conscientizar as mulheres sobre os possíveis perigos e dar a elas o poder de escolha de outras alternativas e métodos.

Como prevenir os riscos do alisamento capilar?

Embora a pesquisa seja americana, boa parte das mulheres brasileiras já alisaram o cabelo alguma vez na vida ou o fazem sempre. Para evitar ou minimizar os danos à saúde, é importante verificar a procedência dos produtos e ir a salões que adotam tratamentos com menos química. Atualmente, há uma série de cosméticos que prometem cabelos mais lisos com menos agentes químicos — converse com seu cabeleireiro para analisar as possibilidades.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

leptospirose
Saúde

Leptospirose: o que é, causas, sintomas e como tratar

Transmitida pela urina de animais contaminados, a leptospirose pode causar complicações graves. Saiba mais

Saúde intestinal
Alimentação Bem-estar Saúde

Saúde intestinal: entenda como a microbiota pode afetar o corpo todo

A saúde intestinal vem sendo cada vez mais vista como um aliado no tratamento de doenças

montagem com as fotos de Justin Bieber e Hailey Bieber anunciando a gestação
Gravidez e maternidade Saúde

Hailey Bieber, que tem histórico de AVC, está grávida. Veja riscos e cuidados

A esposa de Justin Bieber, que tem histórico de AVC e cardiopatia, anunciou sua gravidez na última quinta-feira (09/05). Saiba mais