Homem é internado após ‘rinoplastia caseira’; especialistas comentam os riscos

Beleza Bem-estar Saúde
29 de Julho, 2022
Homem é internado após ‘rinoplastia caseira’; especialistas comentam os riscos

Um homem precisou ir ao pronto socorro após tentar realizar uma “rinoplastia caseira”, em Campo Limpo, São Paulo. O paciente se guiou por vídeos de tutorial do Youtube. Ele admitiu que usou álcool 70% para higienizar o nariz e não usou luvas e nem limpou o sangue para “não abrir os pontos”. Ele ainda relatou que fez uso de anestésico veterinário e saturou o procedimento com fio absorvível e super-bonder.

O aumento da procura para remodelar o nariz fez com que as buscas de vídeos ensinando alguns métodos se tornassem altas, mas, certamente, o procedimento não é confiável e é extremamente perigoso. O cirurgião plástico Rodrigo Lacerda faz um alerta. 

“Jamais tentem isso se não for na mão de um cirurgião plástico habilitado. São cirurgias que envolvem riscos e esses riscos são inúmeros, ainda mais na mão de pessoas não profissionais. Eles podem variar desde assimetrias, infecções, necroses, choque anafilático e até mesmo o óbito”, diz.  

Em nota ao G1, a Prefeitura de São Paulo informou que o paciente que tentou a rinoplastia caseira foi atendido pela equipe bucomaxilofacial, fez a limpeza do ferimento e foi orientado a receber atendimento psicológico.

“Fazer um procedimento cirúrgico do porte de uma rinoplastia em ambiente caseiro é um completo absurdo, tanto do ponto de vista técnico quanto em termos de esterilização. O ambiente caseiro também não dispõe de esterilização adequada e fundamentais para se evitar infecções, e para dar segurança ao paciente”, afirma o cirurgião plástico Paolo Rubez. 

Rubez ressalta que a esterilização de todo o ambiente é fundamental para qualquer cirurgia. De acordo com ele, é o que garante um menor risco contra infecções. Além das infecções causarem riscos ao paciente, também geram distorção da anatomia onde ocorrem e prejuízo na cicatrização e no resultado cirúrgico .

Tutoriais de rinoplastia caseira não devem ser reproduzidos

As buscas por rinoplastia sempre foram frequentes: no Brasil, é a quinta cirurgia plástica mais procurada, Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). De acordo com o relatório, o Brasil ficou em segundo lugar na lista de países que mais fizeram procedimentos cirúrgicos

Assim como feito pelo paciente, Rubez alerta que o super-bonder não é um material estéril e, portanto, tem alto risco de causar infecções no nariz. Além disso, é um material aloplástico e permanente que pode gerar problemas a longo prazo. Por exemplo: infecção, inflamação e reação de um corpo estranho, migrar para outra área onde não houve aplicação. Além disso, a retirada do material exige outro procedimento cirúrgico e pode não ter a retirada completa. 

O cirurgião plástico Rodrigo Lacerda indica que os pacientes interessados em realizar a rinoplastia devem entrar no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e verificar se o médico que irá realizar o procedimento é especialista em cirurgia plástica. Após isso, procure se os resultados feitos por outras pessoas ocorreram com sucesso. Além disso, verifique o local e se é um hospital com infraestrutura necessária. 

Por fim, Lacerda ressalta que não se deve confiar em fotos de antes e depois que aparecem nas redes sociais. “É proibido pelo Conselho Federal de Medicina o médico postar foto de antes e depois, porque induz o paciente a uma promessa de resultado que muitas vezes não é possível. Sem contar que existem manipulações das fotos através de Photoshops de luzes, através de jogo de imagens que podem simular um resultado que não é real”, completa. 

Fontes: Paolo Rubez, cirurgião plástico especialista em rinoplastia e cirurgia de enxaqueca (CRM/ SP: 124.773); Rodrigo Lacerda, cirurgião plástico (CRM/MG 27682).

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva