Remédio com café: veja recomendações antes de tomar
O café é uma das bebidas mais populares no mundo, por isso, algumas pessoas acham normal seu consumo com algum tipo de remédio. No entanto, a prática pode impactar negativamente a saúde. Isso porque a mistura pode alterar a velocidade da absorção dos medicamentos pela corrente sanguínea.
De acordo com uma pesquisa recente, vários remédios são afetados pela ingestão de café. Os resultados mostram que a bebida “afeta significativamente a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de muitos medicamentos”. Isso significa que beber café ao mesmo tempo que toma o remédio pode afetar sua funcionalidade. Veja os remédios que não combinam com café.
Leia mais: Abstinência de cafeína: conheça os sinais do corpo ao parar de tomar café
Remédio com café: recomendações
Veja cinco medicamentos que não combinam com o consumo de café:
Antidepressivos: Alguns medicamentos, como fluvoxamina, amitriptilina, escitalopram e imipramina, ao ter contato com quantidades de café, sofrem redução na quantidade de absorção do medicamento pelo corpo.
Medicamentos para resfriado ou alergia: Os medicamentos para resfriados ou alergias costumam conter estimulantes do sistema nervoso central, como a pseudoefedrina, e o café também é um estimulante. Misturar os dois pode aumentar sintomas como inquietação e dificuldade de dormir. Alguns remédios para alergia, como a fexofenadina, também são prejudiciais se misturados com café. A combinação pode estimular o sistema nervoso central, aumentando os sintomas de excitação.
Remédio para pressão alta: A hipertensão é a doença crônica mais comum entre os brasileiros. Remédios para controlar a pressão arterial, como a felodipina, perdem sua eficácia total ao misturado com cafeína, pois impede que o medicamento seja absorvido pelo corpo.
Medicamentos para asma: Os broncodilatadores, que atuam relaxando as vias aéreas e facilitando a respiração, mas que apresentam efeitos colaterais como dor de cabeça, inquietação, dor de estômago e irritabilidade. Consumir café ou outras bebidas ricas em cafeína pode aumentar o risco destes efeitos secundários.
Medicação para diabetes: Estudos mostram que a cafeína pode piorar os sintomas em pessoas com diabetes. Ingerir qualquer bebida com cafeína, como café, pode aumentar os níveis de insulina e de açúcar no sangue, de acordo com um estudo publicado pela American Diabetes Association.