Remada baixa: para que serve e como fazer?

Bem-estar Movimento
23 de Fevereiro, 2024
Remada baixa: para que serve e como fazer?

A remada é um dos melhores exercícios para fortalecer os músculos das costas, principalmente o latíssimo do dorso, trapézio, rombóides e infraespinhal. É possível realizá-la de diversas formas: remada alta, baixa, curvada ou unilateral, por exemplo. Hoje vamos abordar a remada baixa. Afinal, para que serve esse movimento, quais são os seus benefícios e como fazê-lo adequadamente?

Leia mais: Remada alta: benefícios e como fazer

Remada baixa: para que serve?

A remada baixa é um exercício comum em treinamento de força, especialmente para fortalecer os músculos das costas, como o latíssimo do dorso, trapézio e deltoides posterior. Ela é realizada geralmente em máquinas de cabo ou com halteres, por exemplo, e é eficaz para desenvolver a musculatura das costas, melhorar a postura e aumentar a estabilidade dos ombros. Além disso, também pode ajudar a melhorar a força de preensão das mãos e dos antebraços. É um exercício versátil e eficaz para promover o desenvolvimento muscular e a saúde geral das costas.

Benefícios do movimento

  • Fortalecimento muscular e desenvolvimento da força;
  • Melhora da postura;
  • Prevenção de lesões;
  • Reabilitação;
  • Queima de calorias;
  • Aumento da resistência cardiovascular;
  • Versatilidade.

Variações da remada baixa

  • Remada baixa com barra;
  • Com halteres;
  • Na máquina;
  • Em pé;
  • Unilateral.

Como fazer o movimento?

Primeiramente, sente-se em um banco com os pés apoiados no chão e os joelhos ligeiramente flexionados. Segure a barra com as palmas das mãos voltadas para baixo, com uma pegada pronada (com as palmas da mão viradas para frente) um pouco mais aberta que a largura dos ombros. Mantenha a coluna vertebral reta e o abdômen contraído. Então, puxe a barra para cima até que toque o peito, mantendo os cotovelos próximos ao corpo. Por fim, abaixe a barra lentamente até a posição inicial.

Você pode fazer a remada baixa com diferentes tipos de pegadas, como a pegada supinada (com as palmas das mãos viradas para cima) ou a pegada neutra (com as palmas das mãos viradas uma para a outra). Além disso, você também pode fazer a remada baixa com diferentes tipos de equipamentos, como halteres, cabos ou máquinas.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Batata ou mandioca
Alimentação Bem-estar

Batata ou mandioca: Qual é a melhor opção para a saúde?

Veja dicas de como escolher entre as fontes de carboidratos

casal fazendo alongamento de pernas na academia
Bem-estar Movimento

Alongar antes ou depois do treino: eis a questão

Que alongar o corpo é importante, você provavelmente já sabe – a dúvida que fica é: fazer isso antes ou depois do treino? Ortopedista responde

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show