Refrigerante zero no jejum intermitente. Pode?

Alimentação Bem-estar
08 de Janeiro, 2020
Refrigerante zero no jejum intermitente. Pode?

Quem está tentando emagrecer certamente já deve ter ouvido falar sobre o jejum intermitente. Muitas vezes chamado de dieta, esse estilo de jejuar é, na verdade, uma estratégia nutricional. Ele é caracterizado por períodos alternados de jejum e alimentação regular, a fim de melhorar a composição corporal e a saúde geral.

Um das dúvidas mais frequentes de quem segue essa metodologia é se é permitido consumir refrigerante zero no jejum intermitente, uma vez que a bebida não contém calorias. 

Refrigerante zero no jejum intermitente: pode? 

Diferentemente do café e chás sem adoçar e da água, o refrigerante zero no jejum intermitente não é recomendado. Isso porque, mesmo não contendo calorias, é repleto de adoçante. 

“Refrigerante sem calorias, na teoria, não atrapalha o emagrecimento por não ter açúcar. Mas, não quer dizer que essa seja uma opção de bebida saudável”, explica a nutricionista Vanessa Losano. “Porém, ele não é indicado durante o jejum intermitente, pois, o adoçante de sua fórmula pode estimular a secreção de insulina, e isso faria com que o jejum fosse quebrado”, complementa. 

Leia também: Treinar com o estômago vazio queima o dobro de gordura

Jejum intermitente emagrece?

Todas as dietas de controle de calorias têm um impacto na perda de peso. Mas para que sejam realmente bem sucedidas, a pessoa deve ser capaz de mantê-la no longo prazo.

Um estudo gigante publicado em 2017 no periódico Journal of the International Society of Sports Nutrition sugere que o jejum intermitente é igualmente eficaz para a perda de peso como a restrição diária de calorias (a tradicional dieta), principalmente entre aqueles com excesso de peso e obesidade.

Os resultados variam, no entanto, dependendo das circunstâncias individuais e da quantidade de peso que o indivíduo deseja ou precisa perder. 

Portanto, a eficácia desse programa alimentar, a longo prazo, depende da capacidade da pessoa em manter esse estilo saudável e de baixas calorias no futuro.

O tempo para se habituar totalmente à dieta é variável, que pode ser rapidamente aceita pelo organismo ou, inclusive, não ser bem tolerada. Nesse caso, é preciso reformular as práticas alimentares com a ajuda de um médico ou nutricionista.

Leia também: Comer tarde da noite pode comprometer a saúde do coração

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia