Refrigerante zero é low carb? Saiba se a bebida é liberada
O refrigerante zero tem como objetivo recriar o sabor da bebida tradicional, porém sem açúcar ou calorias. Por não ser calórica, a bebida se tornou a primeira opção de muita gente que busca emagrecer. E, quem segue uma dieta com baixa ingestão de carboidratos já pode ter se perguntado se refrigerante zero é low carb – podendo, assim, fazer parte do cardápio.
Antes de mais nada, é preciso entender o que é a metodologia low carb. Essa dieta visa colocar o metabolismo em cetose, um estado metabólico no qual o corpo queima gordura em vez de carboidratos para obter energia. Isso é conseguido mantendo uma ingestão muito baixa em carboidratos.
Em média, uma lata de 355 ml de refrigerante adoçado com açúcar tem 39 gramas de carboidratos, enquanto o refrigerante zero não contém o macronutriente. Ou seja, 0 grama de carboidrato.
Afinal, refrigerante zero é low carb?
Dado que o objetivo da dieta low carb é manter a contagem de carboidratos baixa, é fundamental acompanhar a ingestão de carboidratos para permanecer na cetose. Assim, o consumo de refrigerante zero é permitido nesse estilo alimentar.
Refrigerante sem calorias, na teoria, não atrapalha o emagrecimento por não ter açúcar. Mas, não quer dizer que essa seja uma opção de bebida saudável. Logo, é preciso dizer que embora não forneça carboidrato ou calorias, refrigerante zero é adoçado artificialmente, além de conter corantes e outros aditivos. Com isso, a bebida já foi associada a resultados negativos para a saúde, como aumento do risco de diabetes e ganho de peso. Além disso, alguns estudos descobriram que a ingestão pode aumentar as chances de desenvolver osteoporose.
Por fim, tais líquidos são vazios nutricionalmente, ou seja, não possuem vitaminas, minerais e nem qualquer benefício. Portanto, sucos, chás, água – o que for natural – são sempre melhores para a dieta do que a qualquer refrigerante.
Leia também: Treinar com o estômago vazio queima o dobro de gordura