Refrigerante dá celulite: saiba se é mito ou verdade

Alimentação Beleza Bem-estar
30 de Março, 2022
Refrigerante dá celulite: saiba se é mito ou verdade

Quem nunca deixou de tomar um refrigerante geladinho num dia de calor por medo de ficar com celulite que atire o primeiro copo. Esta é uma crença muito comum: a de que o gás do refrigerante causa celulite. Mas, será que refrigerante dá celulite?

Lipodistrofia ginóide é o nome correto da celulite, que nada mais é do que o acúmulo de gordura embaixo da pele. Ela tem como característica principal o aspecto ondulado, a famosa “casca de laranja”. 

Costuma aparecer em áreas como quadris, coxas e glúteos – locais onde a gordura sofre influência do estrógeno, o hormônio feminino. É por isso que afeta 95% das mulheres após a puberdade e é bem menos comum em homens, embora possa aparecer neles também se houver algum desequilíbrio hormonal. 

Refrigerante dá celulite?

Não. Na verdade, o que está relacionado ao aparecimento da lipodistrofia ginoide é o excesso de consumo de açúcares. E os refris são riquíssimos nessa substância. “Assim, a celulite não tem a ver com o gás da bebida, e sim com o açúcar contido nela” diz a nutricionista  Maila Corsini, de Arujá, interior de São Paulo. 

Ou seja, se o problema fosse o gás, a água com gás também seria considerada vilã. O líquido, porém, é uma alternativa mais saudável de bebida do que os refris, já que não contém açúcar.

Mas, o que causa celulite? 

São vários os fatores que predispõem ao surgimento da celulite. Genética, má circulação do sangue e alterações hormonais são alguns deles – combinados a uma má alimentação e o alto consumo de açúcar e carboidratos. Acima de tudo, é preciso entender que a celulite é considerada uma condição normal do organismo feminino, e a melhor maneira de combatê-la é apostar em hábitos saudáveis.

Como evitar a celulite?

Ter uma alimentação equilibrada, com todos os grupos alimentares, é o primeiro passo. Além disso, vale beber bastante água, para estimular a circulação sanguínea, diminuir a ingestão de sódio, que pode causar retenção de líquidos (e os refrigerantes costumam ter bastante), praticar atividades físicas e não fumar.

Em síntese, o refrigerante deve sim ser evitado, mas não por causa do gás, e sim por causa da grande quantidade de açúcar que concentra.

Fonte: Maila Corsini, nutricionista.

Leia também: Como acabar com o vício em refrigerante

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros