Como recuperar os músculos perdidos depois da Covid-19?

Bem-estar Movimento
14 de Junho, 2021
Como recuperar os músculos perdidos depois da Covid-19?

Os pacientes que foram internados por conta da Covid-19 tiveram que lidar com diversas sequelas, e uma delas é a sarcopenia. Isso acontece porque, em casos graves, eles acabam passando muito tempo deitados na cama. Com a limitação de movimentos, há uma perda acentuada de massa muscular. Mas, felizmente, é possível recuperar os músculos perdidos para a doença!

A sarcopenia tem a ver com a redução da massa muscular e da força associadas à idade. Um processo natural que faz parte do envelhecimento e é responsável – em partes – pela perda da qualidade de vida na terceira idade. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 15% dos brasileiros têm sarcopenia a partir dos 60 anos de idade, chegando a 46% após os 80 anos.

Leia mais em: Sarcopenia: O que é, sintomas e como evitar

Segundo um estudo publicado no Frontiers in Physiology, em hospitalizações por coronavírus, a perda de massa muscular da coxa chega a 3,7% por dia. 

Dessa maneira, os especialistas explicam que fatores como tempo prolongado no leito, diálise, uso de ventilação mecânica e medidas invasivas provocam a perda significativa de força muscular. 

Como recuperar os músculos perdidos depois da Covid-19

Ao se recuperar da Covid-19, é necessário optar por estratégias que irão ajudar a recuperar os músculos perdidos. Portanto, veja algumas abaixo:

Fisioterapia

A fisioterapia é fundamental para o paciente melhorar a capacidade respiratória e voltar a se exercitar. Dependendo do caso, as sessões podem ser direcionadas para os braços e para as pernas três vezes por semana por até seis meses.

Leia também: Sinais de que você está perdendo músculos em vez de gordura

Exercícios físicos

Para recuperar os músculos, nada melhor do que praticar exercícios físicos, não é mesmo? O ideal é buscar o apoio de um educador físico somente quando a pessoa estiver totalmente recuperada. Assim, possíveis lesões são evitadas. E caso o paciente não se sinta bem, o profissional irá ajudá-lo.

Os exercícios aeróbicos (caminhada e corrida, por exemplo) são indicados para restabelecer o sistema respiratório. Porém, não contribuem tanto para o ganho de massa muscular.

Dessa maneira, os mais recomendados são os exercícios de força, como musculação, natação, pilates e modalidades de ioga. Pois eles provocam uma resistência, o que obriga o músculo a trabalhar contra ela. Desse modo, geram o aumento de força e volume musculares.

Alimentação para recuperar os músculos

Além dos exercícios, não podemos esquecer de um dos principais fatores para obter resultados: a alimentação balanceada. Busque ingerir alimentos ricos em proteínas para intensificar o ganho de músculos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva