Recomendação de mamografia muda nos EUA; veja como fica no Brasil

Saúde
26 de Maio, 2023
Recomendação de mamografia muda nos EUA; veja como fica no Brasil

De acordo com um artigo do The New York Times, há uma nova recomendação para que as mulheres comecem a fazer mamografia regular a partir dos 40 anos. Antes, a indicação do U.S. Preventive Services Task Force era a partir dos 50 anos. Com a nova diretriz, o objetivo é aumentar as chances de diagnóstico precoce de câncer de mama.

Afinal, esse tipo de doença é uma das que mais mata a população feminina ao redor do mundo, justamente pela descoberta em estágios avançados.

Veja também: Vacina contra câncer de mama poderá ser viável no futuro

Como é a recomendação de mamografia no Brasil?

Hoje, há uma divergência entre o sistema público e privado com relação ao rastreamento de câncer de mama. No sistema privado, o exame é feito a partir dos 40 anos com periodicidade anual. Entretanto no SUS, este monitoramento se inicia aos 50 anos até os 69 anos de idade, com frequência bianual.

“Percebemos que muitas pacientes abaixo dos 50 anos com enfermidade poderiam ter sido diagnosticadas em uma fase mais precoce. Isso incomoda médicos que observam pacientes jovens tendo câncer de mama, com lesões palpáveis e avançadas e demandas de cirurgias maiores e tratamentos mais agressivos. Este artigo com a nova recomendação de mamografia vem validar o que é feito na medicina privada no Brasil. E, além disso, reforçar a necessidade do SUS se adaptar a esta perspectiva”, comenta Wesley Pereira Andrade, MD, Ph.D. e mestre em oncologia.

Outro grave problema apontado pelo especialista é a cobertura mamográfica que, hoje em dia, está abaixo de 30% no Brasil. Ou seja, da totalidade das mulheres no SUS, menos 30% fazem mamografia periódica (enquanto o recomendado pela OMS é que a abrangência seja superior a 70% da população).

“A mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos de idade com periodicidade anual. O Brasil sempre esteve à frente dos Estados Unidos nessa linha. Para as populações de altíssimo risco com mutações de genes BRCA1 e BRCA2, o rastreamento deve começar aos 25 anos”, conclui o médico.

A importância da mamografia

Ouvimos muito sobre a necessidade de realizar a mamografia, mas por que ela é tão essencial na saúde feminina?

Pouca gente sabe, mas diagnosticar precocemente o câncer de mama faz com que a chance de cura chegue a 95%. Dessa forma, uma das formas de prevenção é se cuidar por meio do exame.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer, o Brasil deve ter registrado mais de 60 mil novos casos de câncer de mama em 2021. Além disso, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no Brasil e no mundo.

Trata-se de um procedimento simples, de imagem por radiografia para identificar lesões e alterações nas mamas. Com duração entre 15 e 30 minutos, é um dos mais tradicionais aliados para a identificação precoce do câncer de mama. O exame também identifica lesões, nódulos e assimetrias nas mamas.

Ao detectar o câncer de mama em estágios iniciais, é possível realizar o tratamento clínico e cirúrgico com uma abordagem menos agressiva. Em outras palavras, a mulher consegue seguir um tratamento mais tranquilo, com altas chances de recuperação rápida e melhora na qualidade de vida.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

selfie do ex-jogador de vôlei, Tande
Saúde

Tande, do vôlei, sofre infarto e é internado em hospital

Tande, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, revelou ter tido 98% de entupimento em uma de suas veias e sofrido um infarto

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração