Quer uma cintura mais fina? Treine membros superiores!

Bem-estar Movimento
15 de Dezembro, 2022
Quer uma cintura mais fina? Treine membros superiores!

Quando o assunto é conquistar uma cintura mais fina, muita gente aposta em uma dieta para perder gordura na região e em exercícios abdominais. Mas você sabia que focar nos treinos de membros superiores pode fazer toda a diferença e garantir aquele aspecto de “violão” ao corpo?

Quem explica a lógica é Samuel Bortolin, profissional de educação física e triatleta. “Trabalhar principalmente dorsais (isto é, a musculatura das costas), vai garantir uma proporcionalidade diferente à cintura”, ele diz.

Isso acontece porque o “corpo violão” aparece quando a parte superior do tronco e o quadril são maiores do que a cintura. Desse modo, focar na definição e no aumento dos músculos dos dois locais pode dar a impressão de que ela é mais fina.

Portanto, se você é uma daquelas pessoas que tende a negligenciar as sessões focadas na parte superior do corpo, vale repensar a ideia.

Leia também: Kayky Brito mantém boa forma sem fazer dieta restritiva

Outras dicas para conquistar uma cintura mais fina

Vale lembrar que a dica acima não necessariamente deixa a cintura mais fina – apenas dá essa impressão a ela. Outro ponto importante destacado pelo profissional é que, sem uma alimentação adequada e o fortalecimento do core (centro do corpo que envolve diversos músculos), de nada adianta suar nos treinos de superiores. Por isso, também aposte nas dicas a seguir:

Mude a dieta

O ideal é que sua alimentação seja rica em alimentos naturais (como frutas, verduras e grãos integrais), que concentram muitas fibras, antioxidantes e outros nutrientes, ajudando assim a melhorar o trânsito intestinal e a reduzir o inchaço.

Por outro lado, o cardápio deve ser pobre em itens ultraprocessados (refrigerantes, embutidos, comidas congeladas), que contribuem para o aumento de peso e o acúmulo de gordura abdominal.

Beba água para uma cintura mais fina

Garantir a quantidade de líquidos adequada todos os dias é essencial para diversas funções do organismo. Beber água evita a retenção de líquidos e também contribui para que nosso intestino funcione direitinho.

Respire adequadamente durante os exercícios

Além disso, outros pontos que são comumente negligenciados por quem deseja afinar a cintura, mas que possuem grande influência no processo, são a respiração e a postura.

A má postura estufa o abdômen. Isso faz com que a cintura seja afetada, e a respiração estufando o abdômen (principalmente durante os exercícios físicos) também piora a condição.

Fonte: Samuel Bortolin, formado em Educação Física e primeiro triatleta com grau de paralisia cerebral severo a completar um triathlon.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Como lidar com a solidão
Bem-estar Equilíbrio

Como lidar com a solidão?

Abrir espaço para novas experiências e adotar um animal de estimação são algumas das dicas