Conheça as consequências da má postura durante a juventude

Bem-estar Movimento Saúde
17 de Outubro, 2022
Conheça as consequências da má postura durante a juventude

A dor nas costas é uma das reclamações mais frequentes por quem não costuma sentar corretamente. Além disso, essa queixa se tornou cada vez mais comum entre os adolescentes. Dessa forma, é importante, desde cedo, saber a importância de manter a coluna alinhada, evitando assim as consequências da má postura no futuro.

O estilo de vida durante a juventude influencia muito como o seu corpo irá se comportar pelo resto da vida. Assim, manter uma má postura desde jovem facilita as dores na coluna e também faz com que o indivíduo conviva com o incômodo da dor por mais tempo, já que este é o momento de desenvolvimento do sistema muscoesquelético. 

Portanto, os desvios de postura são sérios e podem causar: 

  • Lordose: condição onde a lombar é curvada para dentro. A região é mais acentuada para frente do que o normal;
  • Cifose: mais conhecida como “corcunda”, a condição causa anormalidade na coluna. Pode causar dor e também deixar a coluna do paciente desfigurada.

Em alguns casos, o surgimento da escoliose, curvatura anormal da coluna, na qual um dos lados do tronco é torto, também é relatado. Essa doença não tem cura e pode requerer o uso de coletes ortopédicos. 

Dessa forma, hábitos como sentar incorretamente durante as aulas, uso incorreto de mochila escolar, sedentarismo, obesidade e até mesmo a escolha errada de calçados precisam ser revistos. 

Consequências da má postura: como prevenir?

A solução parece simples, mas manter a postura correta durante o dia pode ser mais difícil do que se parece. A má postura se torna um tipo de vício. Assim, usar alguns truques para lembrar de alongar e corrigir a posição é útil. Além disso, confira mais dicas: 

  • Não carregar mais do que 10% do peso corporal na mochila; 
  • Se atentar à forma em que se está sentado na cama, mexendo no celular, computador ou enquanto anda;
  • Ter acessórios e itens que ajudam a melhorar a ergonomia, por exemplo, cadeiras de escritório ergonômicas. 
  • Praticar atividades físicas regulares. Os exercícios ajudam a corrigir a postura, prevenir a obesidade e fortalecer a musculatura. 

A postura sentada ideal é quando a coluna fica apoiada em um “suporte”, como parede ou cadeira, então, as pernas ficam mais elevadas que o quadril e o pescoço permanece reto. 

Referências: Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade de São Paulo

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

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