Exercícios para queimar calorias após as festas de final de ano
Fim de ano é sinônimo de encontros e mesas fartas. Por isso, é difícil resistir às tentações que acompanham as celebrações desta época do ano. Mas se você também está pensando em como manter sua saúde e forma física, confira opções de exercícios eficazes para ajudar a equilibrar a balança e queimar as calorias adquiridas no final do ano!
Veja também: 4 metas de saúde para colocar na sua lista de ano novo
Como queimar calorias rapidamente?
Quando o assunto é eliminar calorias em um curto período de tempo, o ideal é apostar em atividades físicas de alta intensidade e conciliá-las a uma dieta saudável para garantir o déficit calórico — que indica que a quantidade de calorias consumidas em uma dieta é menor do que as calorias que se gasta por dia.
Por isso, para emagrecer com saúde, mais do que cortar calorias, vale investir em frutas, legumes e verduras. Mas, não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados — grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.
Exercícios para queimar calorias no final de ano
Confira as atividades físicas mais eficientes na perda de peso:
1 – Exercícios aeróbicos
Está viajando e quer se exercitar ao ar livre? Atividades como caminhada, corrida de média a alta intensidade, pular corda, dançar ou praticar natação são excelentes opções. Esses exercícios contribuem significativamente com a perda de peso através do gasto calórico já que ao exigirem mais esforço físico, os exercícios aceleram o metabolismo e continuam a queimar calorias mesmo após o término da atividade. Além disso, esse tipo de exercício contribui com a função cardiorrespiratória e aumenta consideravelmente o condicionamento físico.
Por outro lado, a parte boa é que a maioria dos exercícios aeróbicos não exigem estruturas físicas, como academias e estúdios. Por isso, você pode começar dentro de casa, no seu bairro ou em um parque mais próximo.
2 – Treinamento HIIT (High Intensity Interval Training)
O treino HIIT (High Intensity Interval Training) ganhou notoriedade em programas de treinamento com o objetivo de emagrecer, e não é para menos. Combinar movimentos de alta intensidade, em que se chega a quase perder o fôlego, com pequenos intervalos de descanso é uma estratégia valiosa para secar as gordurinhas.
A grande vantagem desse tipo de treino é a economia de tempo, podendo ser realizado em cerca de 10 a 15 minutos. Dessa forma, o HIIT combina tiros de exercícios em tempo curto, como por exemplo agachamentos, flexões, abdominais e burpees. O segredo está na intensidade, realmente precisa desafiar seu fôlego para treinar.
3 – Exercícios de resistência
A musculação potencializa a nossa taxa metabólica basal, ou seja, o número de calorias que o nosso corpo queima em repouso torna-se maior. Ao aumentar a nossa força, a modalidade também garante mais resistência e melhora o nosso desempenho em atividades aeróbicas — assim, conseguimos treinar com mais intensidade, por mais tempo e com menos chances de lesões.
O treino de força, quando feito de forma mais intensa, estimula a produção de testosterona. O hormônio ajuda a garantir resultados, seja no ganho de massa muscular ou no emagrecimento.
Dicas de ouro para queimar calorias no final de ano
Além escolher um dos exercícios físicos mencionados acima, siga essas dicas:
- Alinhe as suas expectativas: é importante focar na perda de peso de maneira saudável, evitando dietas altamente restritivas ou treinos exagerados. Os treinos de alta intensidade não fazem milagres, mas ajudam a manter o equilíbrio na balança.
- Intensifique os exercícios: para obter resultados ainda melhores, intensifique o treino aumentando os pesos ou repetições. Mas lembre-se de fazer isso com cautela, evitando excessos e lesões.
- Hidrate-se: Beber pouca água atrapalha o metabolismo, deixando-o mais “lento”. Além disso, o corpo tende a promover a retenção de líquidos, dando aquela sensação de inchaço.
- Invista nos chás: Bebidas como chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica, de jabuticaba e chá de gengibre têm alto teor de fitoquímicos. Estes, por sua vez, ajudam na prevenção de doenças, contribuem para a hidratação do corpo e maximizam a perda de gordura.