Guia dos queijos com menos lactose

Alimentação Bem-estar
12 de Fevereiro, 2020
Guia dos queijos com menos lactose

Hoje, sabemos o quanto comum é a intolerância à lactose. Ainda, queijos são muito queridos em todo o mundo, por isso, na hora de consumir o amado produto lácteo, atente-se para quais os queijos com menos lactose

Leia mais: Cortar lactose da dieta emagrece?

Quais os queijos com menos lactose?

Camembert

O primeiro lugar dos queijos com menos lactose vai pro camembert, original da Normandia, na França. De textura mole, ele é feito a partir do leite de vaca e é comumente confundido com o queijo brie, do qual é derivado. A maciez de sua massa deve-se ao fato de ela não ser cozida ou espremida. Além disso, seu sabor é bastante agradável e seu aroma, delicado, perfeitamente acompanhado por vinhos tintos leves ou frutados.

Brie

O brie, também francês, é outro queijo de pasta mole e crosta branca, que é formada por fungos Penicillium. Seu sabor é delicado e sua textura varia conforme o tempo de maturação. Ainda, vai bem com geleias e é um acompanhamento perfeito para uma taça de vinho tinto e, o melhor: possui menos lactose que demais queijos.

Leia mais: Vinho e chocolate podem ajudar a prevenir doenças sérias

Cheddar

O queijo cheddar é dos mais populares ao redor do mundo, mas o que muitos não sabem é que ele é dos com menos lactose. Original de Somerset na Inglaterra, sua cor alaranjada deve-se à adição de corantes. A princípio, sua consistência é firme e isso se deve ao seu período de maturação (entre doze e dezoito meses). A versão mais popular do cheddar é chamada de “Cheddar Americano”, adaptada por indústrias dos Estados Unidos, muito diferente da versão original, que é muito mais saudável e com menos lactose.

Provolone

O provolone, outro dos queijos com menos lactose, é original da Itália e possui consistência considerada compacta e semidura. Sua cor é amarelada e seu aroma, agradável. Em geral, seu processo de maturação leva cerca de um ano e, hoje, é comercializado geralmente em sua forma defumada, o que acentua seu sabor e faz com que ele possa ser conservado por mais tempo. 

Gouda

O queijo gouda, original da cidade de mesmo nome, na Holanda, é feito a partir do leite de vaca e é popular em todo o mundo. Em geral, é um queijo de consistência semi-dura ou dura. Entretanto, há 7 diferentes tipos de gouda, por isso, a quantidade de lactose deles também varia. 

Queijos azuis

Os chamados queijos azuis são originais da França e, de modo geral, são produtos de um processo mais sofisticado. Sua massa, macia e quebradiça, é repleta de veios azulados formados por fungos Penicillium. Entre os exemplos de queijos desse tipo, o gorgonzola, original da Itália, merece destaque. Entretanto, outros exemplos são o roquefort, original da França, e o stilton, da Inglaterra. Esses são alguns dos queijos com menos lactose. 

Parmesão

O parmesão é um dos mais populares em todo mundo e, surpreendentemente, um dos que contém menos lactose. Feito a partir do leite de vaca, é original da Itália. Mas, hoje é fabricado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Sua consistência é dura e seu sabor é ligeiramente forte e marcante. 

Leia mais: Dicas de como montar uma tábua de queijos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva