Queijo quark: O que é, benefícios e como consumir
O queijo quark é um tipo de queijo branco muito consumido nos países nórdicos. Ele é cremoso e ligeiramente ácido, pobre em gorduras e rico em minerais. Além de saboroso, é uma grande fonte de proteína.
Sua textura cremosa e sabor similar ao iogurte o tornam ideal para inúmeras receitas doces e salgadas, incluindo o clássico cheese cake.
Benefícios do queijo quark
Músculos saudáveis
Por ser fonte de proteína, o queijo quark pode auxiliar quem deseja ganhar massa magra, ou seja, pessoas que tem a hipertrofia como objetivo. Além disso, esse macronutriente promove a manutenção da saúde muscular.
Ajuda no emagrecimento
Com textura parecida com a do requeijão, ele é feito sem o uso de sal e com pouca gordura. Portanto, é uma boa opção para quem deseja perder peso. Assim, essa é uma variedade pouco calórica de queijo (100 g contém cerca de 60 calorias).
Leia também: Queijo feta: Como é feito, propriedades e benefícios
Controla o apetite
As proteínas presentes nesse queijo promovem maior e mais prolongada sensação de saciedade. Por isso, o laticínio é uma boa opção para quem deseja emagrecer.
Combate a constipação
Essa variedade de queijo é fermentada, por isso é um alimento probiótico. Ou seja, o queijo beneficia a flora intestinal e, consequentemente, combate a constipação (prisão de ventre).
Ossos fortes
Esse queijo é também rico em cálcio, conforme estudos demonstram. Por isso, seu consumo pode ajudar na manutenção dos ossos e prevenir problemas como a osteoporose.
Leia também: Laticínios podem ajudar a prevenir diabetes e hipertensão
Como consumir o queijo quark
- Com frutas e nozes
- Na sopa, para dar cremosidade
- Bolos e doces
- Além disso, na salada
- No pão
- Por fim, temperado – servido como aperitivo
Leia mais: Guia dos queijos com menos lactose
Contraindicações do queijo quark
Apesar de conter pouca quantidade de lactose, o queijo não é recomendado para intolerantes ou alérgicos à lactose.