Queijo canastra: conheça os benefícios do queijo eleito o melhor do mundo

Alimentação Bem-estar
13 de Julho, 2022
Queijo canastra: conheça os benefícios do queijo eleito o melhor do mundo

Se você fosse escolher um queijo para ser o melhor do mundo, qual seria a sua decisão? Mesmo competindo com tipos internacionais e famosos (como os italianos parmigiano reggiano e burrata e o francês mont d’Or), o queijo canastra conquistou o topo da lista em 2022!

O ranking “50 melhores queijos do mundo” foi feito pelo guia gastronômico The Taste Atlas e divulgado no final de junho. Ele recebeu a ajuda de viajantes de todo o mundo, que deram notas a diferentes tipos de queijos.

Não é a primeira vez que a iguaria mineira se destaca. Em 2021, dois produtores de queijo canastra receberam medalhas “super ouro” na Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o mais importante concurso de produtos lácteos da França.

Leia também: Alimentos embutidos aumentam o risco de câncer? Saiba mais sobre o assunto

Conheça o queijo canastra

Considerado um Patrimônio Cultural e Imaterial tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o queijo canastra recebe esse nome porque é produzido na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Geralmente servido com café, geleias ou como petisco, ele não é só delicioso, mas também traz uma série de benefícios à saúde. Isso porque os processos de fermentação e cura acabam degradando a lactose e a caseína presentes no leite de vaca, restando apenas as chamadas “gorduras boas”.

Essas gorduras são importantes porque aumentam a saciedade e ajudam a reforçar a saúde cardiovascular e a diminuir o “colesterol ruim”. Além disso, o alimento contém boas doses de proteína.

Você pode consumir o queijo canastra de diversas formas: na tapioca, no omelete, no pão integral… Vale, entretanto, não exagerar nas doses, já que ele carrega boas calorias (uma fatia de 30g possui aproximadamente 113 calorias).

Leia também: Qual é a diferença entre a dieta hipocalórica e a dieta hipercalórica?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais