Queijo canastra: conheça os benefícios do queijo eleito o melhor do mundo
Se você fosse escolher um queijo para ser o melhor do mundo, qual seria a sua decisão? Mesmo competindo com tipos internacionais e famosos (como os italianos parmigiano reggiano e burrata e o francês mont d’Or), o queijo canastra conquistou o topo da lista em 2022!
O ranking “50 melhores queijos do mundo” foi feito pelo guia gastronômico The Taste Atlas e divulgado no final de junho. Ele recebeu a ajuda de viajantes de todo o mundo, que deram notas a diferentes tipos de queijos.
Não é a primeira vez que a iguaria mineira se destaca. Em 2021, dois produtores de queijo canastra receberam medalhas “super ouro” na Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o mais importante concurso de produtos lácteos da França.
Leia também: Alimentos embutidos aumentam o risco de câncer? Saiba mais sobre o assunto
Conheça o queijo canastra
Considerado um Patrimônio Cultural e Imaterial tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o queijo canastra recebe esse nome porque é produzido na Serra da Canastra, em Minas Gerais.
Geralmente servido com café, geleias ou como petisco, ele não é só delicioso, mas também traz uma série de benefícios à saúde. Isso porque os processos de fermentação e cura acabam degradando a lactose e a caseína presentes no leite de vaca, restando apenas as chamadas “gorduras boas”.
Essas gorduras são importantes porque aumentam a saciedade e ajudam a reforçar a saúde cardiovascular e a diminuir o “colesterol ruim”. Além disso, o alimento contém boas doses de proteína.
Você pode consumir o queijo canastra de diversas formas: na tapioca, no omelete, no pão integral… Vale, entretanto, não exagerar nas doses, já que ele carrega boas calorias (uma fatia de 30g possui aproximadamente 113 calorias).
Leia também: Qual é a diferença entre a dieta hipocalórica e a dieta hipercalórica?