Queda de cabelo no outono: por que ela acontece e como evitar

Beleza Bem-estar
28 de Abril, 2022
Queda de cabelo no outono: por que ela acontece e como evitar

É normal que nosso organismo reaja de uma forma diferente diante das mudanças de temperatura e clima a cada estação – e isso, é claro, também inclui a saúde da pele e dos cabelos. Por este motivo, muitas pessoas notam um aumento na queda de cabelo no outono.

De acordo com a dermatologista Michele Monteiro, do Rio de Janeiro, este problema costuma aumentar em torno de 10% durante este período do ano, porém ainda não existem comprovações científicas dos motivos que levam a essa perda elevada.

Fatores que podem levar à queda de cabelo no outono

Michele afirma que, apesar de ainda não haver nenhum estudo que aponte o motivo pelo qual a queda de cabelo no outono é maior, existem algumas teorias para este acontecimento.  

“A primeira teoria é que temos uma maior exposição à radiação ultravioleta no período de verão, o que pode gerar um crescimento elevado dos cabelos e uma certa inflamação do folículo piloso. Este processo, contudo, só será notado após três meses, em média, após o verão, com a queda de cabelo se intensificando por conta disto”, explica a profissional.

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Uma outra teoria apontada por ela é que, pelos dias de verão serem mais longos e haver um índice de radiação ultravioleta maior, a produção de melatonina é reduzida, favorecendo a perda dos fios.

“Toda vez que temos algum agente promovendo alguma alteração no folículo, tanto pela diminuição de melatonina, quanto pelo aumento de radiação ultravioleta, a queda só é percebida em dois a três meses após este evento”, aponta.

Leia também: Causas da queda de cabelo: Saiba quais são as principais

Cuidados com o cabelo no outono

Cada estação do ano exige cuidados específicos para manter os cabelos fortes e saudáveis independentemente da mudança de clima.

Para o outono, as orientações são as seguintes:

  • Priorizar lavar o cabelo em dias alternados;
  • Evitar água muito quente, pois pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo e piorar doenças como o eczema seborreico;
  • Evitar o uso excessivo de secador, pois com o clima frio as pessoas tendem a usar mais, porém, isso pode prejudicar a saúde dos fios.

Fonte: Michele Monteiro, dermatologista pela Policlínica Geral do Rio de Janeiro e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

mulher olhando o celular
Bem-estar Equilíbrio

Redes sociais geram efeito “cérebro de pipoca”

“Cérebro de pipoca” ocorre quando nosso foco salta de rapidamente de uma coisa para outra, como grãos de milho quando estouram