Qual é a quantidade certa de exercícios físicos?

Bem-estar Movimento
09 de Setembro, 2019
Qual é a quantidade certa de exercícios físicos?

Muitas pessoas que começam uma rotina de exercícios se perguntam se existe uma quantidade diária ou semanal correta para cumprir e colher os benefícios de uma vida menos sedentária. 

A verdade é que mesmo os especialistas discutem sobre essa questão, mas uma sentença é unânime: o tempo que você precisa se exercitar vai depender de quais são seus objetivos. Por mais que cada corpo seja diferente, a ciência tem algumas estatísticas sobre quanto tempo você deve suar dependendo do que procura. Seja tonificar os músculos, emagrecer ou apenas ter uma vida mais saudável, saiba o quanto você necessita de atividade de acordo com cada propósito. 

Ter um coração saudável

Tempo de academia: 10 horas por semana

Uma rotina de exercícios de 30 minutos por dia reduz apenas o risco de doenças cardíacas em cerca de 10%. No entanto, se você aumenta seu treino diário para duas horas, reduz esse risco em 35%. Duas horas parecem uma tonelada, mas incluem exercícios moderados – então sua caminhada de ida e volta para o metrô conta. Para dar mais passos, procure ir a reuniões a pé, dar algumas voltas no escritório durante o almoço ou  um passeio ensolarado com sua melhor amiga. 

Leia também: Comecei a malhar e engordei. É normal?

Queimar mais calorias

Tempo de academia: 1 hora por semana

Obviamente, um dos benefícios de todas as sessões de ginástica é queimar calorias. Para nossa sorte, há uma maneira totalmente eficiente de fazer isso: pesquisadores afirmaram que atividades no estilo Tabata, HIIT e outros treinamentos intervalados de alta intensidade consomem 15 calorias por minuto. Tente 20 minutos, duas a três vezes por semana, dando a si mesmo pelo menos dois dias de descanso. 

Ganhar músculos

Tempo de academia: 30 minutos por semana

O treinamento de força é muito mais do que apenas conseguir braços mais musculosos. Esse tipo de atividade reduz o risco de diabetes tipo 2 e a pressão arterial, melhora a saúde cardiovascular, sem mencionar sua auto-estima. O melhor do treinamento de força é que você não precisa dedicar muito tempo para conseguir esses benefícios. A diferença nos ganhos entre treinar uma, duas ou três vezes por semana é muito mínima. 

Ter mais ânimo

Tempo de academia: 2 a 4 horas por semana

Exercício libera endorfina, que deixa o corpo mais feliz e disposto, e a atividade física regular ainda  pode ajudar a diminuir a depressão e a ansiedade. Para obter ótimos resultados no humor e disposição, procure 20 a 40 minutos de exercício moderado por dia.

Leia também: Exercícios que dão mais energia que uma xícara de café

Dormir melhor

Tempo de academia: de 2 a 3 horas por semana

Seu corpo precisa daquilo que os especialistas chamam de “sono de ondas lentas”, responsável pelo reparo e manutenção do corpo, a fim de recarregar completamente e evitar que você se sinta lento.

Para dormir melhor, reserve um tempo pela manhã para uma corrida de 30 a 45 minutos, cinco vezes por semana. Exercitar-se vigorosamente ou muito perto da hora de dormir pode ter o efeito oposto, já que a atividade também produz adrenalina, o pode deixá-lo acordado. 

Leia também: Exercícios para perder barriga que podem ser feitos em casa

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva