Comecei a malhar e engordei. É normal?

6 de setembro, 2019

Quando você decide eliminar os quilinhos extras, parte do seu plano de jogo provavelmente inclui exercícios físicos. Mas, pode ser realmente confuso quando você percebe os números da balança aumentando após o seu esforço inicial. O que isso significa?

O exercício é um estresse no corpo, que cria microfissuras nos músculos, e a inflamação dessas fissuras fará com que você retenha mais água. E, conforme você começa a se exercitar, seu corpo pode armazenar mais glicogênio nos músculos para garantir que você tenha muitos carboidratos estocados para queimar durante o próximo exercício, o que também aumentará o peso um pouco mais.

Embora os números possam fazer você sentir que está fazendo algo errado, não é esse o caso. Seu corpo só precisa de tempo para se ajustar. Enquanto você se mantém consistente na prática de exercícios, você começará a ver seus níveis de gordura corporal e seu peso baixar.

Leia também: Dicas para evitar a retenção de líquidos

Siga as dicas abaixo manter o seu progresso e potencializar o emagrecimento:

Beba muita água

Pode parecer estranho, mas, para reter menos líquido, você precisa beber mais água. Isso ocorre porque a desidratação faz com que seu corpo mantenha o suprimento atual de água. Para garantir que você esteja no pico da hidratação, certifique-se de beber pelo menos 30 ml de água por quilo de peso corporal. 

Não se pese nas primeiras oito semanas

Como seu corpo está fazendo o possível para construir e reparar músculos que não são utilizados há algum tempo, a balança não fornecerá uma imagem completa das mudanças saudáveis ​​que acontecem quando você começa a se exercitar – e isso pode ser desencorajador. A chave é não deixar que esse pequeno número o deixe tão frustrado a ponto de parar de malhar e de se alimentar de maneira saudável, o que pode levar a um aumento de peso. Portanto, em vez de se pesar, preste atenção em como suas roupas se ajustam como um indicador do seu progresso. 

Tire pelo menos um dia de descanso completo

Frequentar a academia todos os dias não é necessário. Seu corpo precisa de tempo para se recuperar entre os treinos, para permitir que as fibras musculares se refaçam, mantendo a inflamação mais baixa. Então, o melhor é malhar de três a cinco vezes por semana quando você começa, e nunca mais de dois dias seguidos. Se você tiver um personal trainer por perto, seu ajuste de treinos pode ser realizado de forma mais precisa, facilitando a distribuição do volume de treino semanal para que faça somente o necessário para o seu objetivo.

Leia também: Vinagre de maçã para emagrecer. Funciona?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.