Pronokal: Dieta da Nasa promete emagrecer 8 kg

Alimentação Bem-estar
14 de Agosto, 2019
Pronokal: Dieta da Nasa promete emagrecer 8 kg

Seguir uma dieta é sinônimo de estar sempre em busca de alimentos que ajudem a eliminar as gordurinhas extras. Mas, e se a solução para perder peso estivesse em um saquinho em pó? Essa é a promessa da dieta Pronokal, também chamada de dieta da Nasa ou dieta do pó.

Lançada na Espanha em 2004, ela é um plano alimentar de emagrecimento com baixa ingestão de calorias e foco no consumo de proteínas. Assim, os alimentos comuns são substituídos por sachês em pó, produzidos pela empresa Pronokal, que precisam ser diluídos em água e/ou aquecidos para se tornarem receitas prontas – tais sachês com pó nutricional que inspiraram o estilo alimentar de ser chamado de dieta da Nasa.

Como funciona a dieta Pronokal (dieta da Nasa)

A promessa da dieta da nasa é de uma eliminação de até oito quilos por mês. A base do pó branco traz proteína de soja, ervilha, leite, ovo e arroz.

Com isso, a principal diferencial da dieta da Nasa é que se trata de um programa personalizado sob acompanhamento multidisciplinar de uma equipe composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Cada adepto fica sob supervisão até dois anos após o fim do tratamento. 

Porém, ao contrário do que a maior parte das dietas da proteína, o consumo delas é controlado, ou seja, só é consumida a quantidade de proteínas diária indicada para cada pessoa, em um cálculo individualizado.

Assim como a já conhecida dieta cetogênica (ou dieta keto), a Pronokal estimula o processo de cetose do corpo, em que o organismo utiliza a energia que vem dos nossos estoques de gordura. 

“A cetose é um processo que existe normalmente no nosso organismo quando estamos em jejum prolongado ou quando não há consumo de carboidratos. O nosso corpo precisa produzir energia a partir de outros substratos que não a glicose (carboidrato), e passa a quebrar gordura e proteína para gerar energia”, explica Patricia Baines Gracitelli, médica especialista em Endocrinologia e Metabologia, de São Paulo. 

Leia também: Dieta Keto: O que é e como seguir a alimentação cetogênica

Como a dieta da Nasa funciona? 

Para começar, é preciso consultar um endocrinologista que trabalhe com a dieta, já que os sachês são vendidos pelo sistema de assinatura, apenas com receita médica. A dieta é dividida em três fases, cada uma com um objetivo:

  • Etapa ativa ou cetogênica: em que há predomínio do consumo de proteínas e o corpo entra em cetose para emagrecer. Nela são perdidos 80% dos quilos da meta
  • Etapa de adaptação fisiológica: a cetose é quebrada e os macronutrientes aos poucos são equilibrados para as proporções normais
  • Etapa de manutenção: em que o paciente volta a comer normalmente, mas de forma equilibrada, buscando manter seu peso.

A dieta da Nasa emagrece?

O segredo do emagrecimento da dieta está em aliar uma dieta com poucas calorias com o processo de cetose. As poucas calorias fazem parte da matemática básica de que para perder peso é preciso gastar mais calorias do que se consome. Já a metodologia cetogênica faz com que a energia gasta seja justamente as das reservas de gordura, eliminando a gordura acumulada.

Você pode perder muitos quilos de forma rápida, mas vale lembrar que não se trata de uma reeducação alimentar. Especialistas pontuam, também, que os pós dos sachês podem ter quantidades altas de conservantes, corantes, acidulantes e adoçantes – substâncias conhecidas por prejudicar o organismo. 

Quem não pode fazer a dieta pronokal

Em geral, as dietas de muito baixo valor calórico, como a Pronokal, não são indicadas para crianças e adolescentes com menos de 16 anos, idosos, pessoas com transtornos alimentares graves e pacientes com doenças renais, hepáticas e cardiovasculares ou qualquer outro tipo de condição que deixe o organismo debilitado.

Leia também: Ranking: As melhores dietas para seguir em 2019

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado