Encontrou o primeiro fio de cabelo branco? Saiba o que você pode fazer
É comum que as pessoas fiquem em dúvida do que fazer ao ver o primeiro fio de cabelo branco aparecer na cabeça. Afinal, é melhor cortar, tingir ou deixá-lo lá, natural?
A seguir, o tricologista Adriano Almeida, de São Paulo, explica por que os fios brancos surgem e qual a melhor forma de lidar com eles.
Leia também: Arrancar cabelo branco faz nascer outros no lugar?
Por que o fio de cabelo branco surge?
De acordo com o profissional, o fio de cabelo branco aparece por causa de um fenômeno anatômico chamado apoptose.
Trata-se da morte celular programada do melanócito, ou seja, da célula que produz a melanina, pigmento que dá a cor aos pelos e a pele.
“A melanina, por sua vez, é uma proteína produzida dentro do citoplasma dos melanócitos constantemente, até o momento de sua parada”, complementa o médico.
O tricologista ressalta, ainda, que o momento em que os fios começam a ficar brancos é determinado geneticamente.
“Porém, sempre que houver dúvida a respeito de seu surgimento, deve-se buscar alguma alteração metabólica no sentido nutricional”, ele ressalta. Isso porque a baixa ingestão de cobre pode levar a um embranquecimento precoce dos cabelos. Isso, porém, é raro.
O que fazer quando achar um fio branco
Ao contrário do que muita gente pensa, arrancar o fio de cabelo branco não ajudará em nada a retardar o aparecimento dos demais fios grisalhos.
“Esta atitude apenas diminuirá a quantidade de cabelos. Ela não vai solucionar a canície, que é o nome dado aos cabelos brancos”, aponta Almeida.
“Arrancar os cabelos, portanto, pode levar a uma alopecia por tração. Se esta ação for frequente, ainda pode levar a uma ausência definitiva dos cabelos”, completa.
Leia também: 5 cuidados para manter o cabelo grisalho bonito e saudável
Para quem deseja retardar o processo da canície, o médico indica o consumo de alimentos ricos em cobre, como frutos do mar e chocolate amargo, por exemplo.
“Dosar o cobre no sangue e repor quando necessário pode ajudar a retardar o aparecimento dos fios brancos”, aponta o tricologista.
Por fim, ele ainda ressalta que, diferente do que é popularmente dito, o estresse também não tem o poder de deixar os cabelos brancos. Este quadro, contudo, pode fazer com que os fios caiam mais depressa e com maior frequência.
“Como os fios sem cor são mais espessos, eles demoram mais a cair, dando a impressão de que os cabelos ficaram mais brancos”, complementa Almeida.
Fonte: Adriano Almeida, médico tricologista e Presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, de São Paulo.