Cabelo grisalho: 5 cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis

Beleza Bem-estar
04 de Abril, 2022
Cabelo grisalho: 5 cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis

Já faz algum tempo que a beleza real ganhou espaço entre as mulheres que antes não abriam mão de tingir os fios, mas agora exibem seu cabelo grisalho com orgulho e muito estilo.

Ao assumir as madeixas de tom natural, contudo, é necessário adotar cuidados específicos para que elas se mantenham não só bonitas, mas também saudáveis.

Por que os cabelos ficam grisalhos?

O cabelo grisalho surge quando os melanócitos – células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar – começam a perder a capacidade de produzir melanina, que dá cor aos fios.

Com isso, se inicia um processo chamado encanecimento, que ocorre até que a produção de melanina acabe por completo, fazendo com que os fios cresçam brancos.

É a partir deste primeiro momento da perda de melanina que o cabelo começa a precisar de cuidados diferentes.

Leia também: Arrancar cabelo branco faz nascer outros no lugar?

Isso acontece porque é comum que, ao longo da transição de cor, os fios se tornem mais rígidos, grossos e porosos, o que leva muitas vezes a um aspecto ressecado e espetado devido às dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais responsáveis por sua maciez.

Cuidados com o cabelo grisalho

Segundo Bruna Nunes, hairstylist do salão Jacques Janine Jardins, em São Paulo, não é difícil adotar os cuidados ideais para os cabelos grisalhos.

Isso porque a maioria deles se encaixa facilmente na rotina que já existia antes do aparecimento dos fios prateados.

Veja abaixo o que fazer para manter o cabelo grisalho saudável:

  • Use shampoo roxo

“Ele ajuda a evitar que os cabelos grisalhos fiquem com aspecto amarelado – o que pode acontecer porque os fios brancos “oxidam” com a exposição ao sol”, explica a profissional.

Vale ressaltar, contudo, que ele não é um shampoo de uso regular, ou seja, usado sempre que for lavar os cabelos. O indicado é aplicá-lo cerca de duas vezes ao mês.

Leia também: Entenda se o estresse realmente influência no surgimento de cabelo branco
  • Faça tratamentos com óleos

Segundo Bruna, os cabelos grisalhos são mais rígidos do que aqueles que ainda não perderam a melanina.

“Por ser uma haste de queratina mais consistente, ele é sempre mais grosso do que os cabelos que ainda têm cor. Por isso, muitas vezes costumam ficar espetados. O segredo é emolir com muito óleo e muita nutrição. Isso irá deixá-los com o aspecto mais sedoso e brilhante”, sugere ela.

  • Evite usar muito o secador e prancha

Por mais que eles possam ajudar a controlar o volume e deixar os fios mais ajeitados, estes acessórios podem prejudicar a saúde dos cabelos grisalhos.

Para que eles não fiquem secos ou até mesmo queimados, use um bom protetor térmico nos fios antes de secar ou alisar, além de um leave-in com proteção solar.

  • Mechas ajudam na transição

Muitas mulheres sentem vontade de fazer a transição, porém ainda não estão confiantes em se desprender totalmente das tinturas. A dica nestes casos é apostar nas mechas.

Bruna sugere fazê-las o mais próximo possível do tom do cabelo branco.

“Para isso, contudo, procure um profissional especializado em transições de grisalho.”

  • Escolha o corte certo

Para as mais corajosas, Bruna sugere radicalizar adotando um corte curto. “Investir em uma opção moderna como o pixie cut, por exemplo, deixará o visual ainda mais surpreendente”, sugere a profissional.

Fonte: Bruna Nunes, hairstylist do salão Jacques Janine Jardins, em São Paulo.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais