Precisa treinar para tomar whey protein?

Alimentação Bem-estar
07 de Março, 2024
Precisa treinar para tomar whey protein?

Queridinho entre os praticantes de musculação, o whey protein é um dos suplementos mais utilizados por quem busca hipertrofia muscular. Extraído do soro do leite, é uma fonte concentrada de proteínas de alto valor biológico, importante para atletas e praticantes de atividades físicas que buscam otimizar a recuperação e promover o ganho de massa muscular. Mas será que precisa treinar para tomar whey protein?

Leia mais: Pode esquentar o whey protein? Nutricionista explica

Como o whey protein atua no organismo?

“Para entender melhor como funciona esse suplemento, basta ter em mente que ele é uma fonte de proteína. Portanto, qualquer pessoa que tenha carência desse nutriente na alimentação pode se beneficiar do produto, usando-o de maneira correta”, afirma a nutricionista Fernanda Larralde, especialista em Nutrição Esportiva e Saúde da Mulher.

No mercado atual existem 3 tipos principais de whey com processos de filtragem e dosagem proteica diferentes. São eles: concentrado, isolado e hidrolisado.

Tipos de whey protein

O concentrado apresenta uma discreta redução na concentração de proteína, bem como uma pequena quantidade de lactose e gorduras por porção. É a escolha ideal para quem busca uma opção mais econômica sem abrir mão da qualidade.

Por outro lado, o isolado possui uma concentração de proteína superior a 90%, com baixos níveis de lactose e gordura por porção. Assim, é ideal para indivíduos que necessitam de um maior aporte proteico com menos carboidratos e pra quem tem intolerância leve à lactose.

Já o hidrolisado, é processado para que as proteínas sejam quebradas em peptídeos menores, o que facilita e acelera a absorção. Recomendado para pessoas com digestão sensível ou intolerância moderada à lactose.

Para Fernanda, cada corpo é um corpo. Por isso, a escolha deve ser individual para não sobrecarregar o organismo. “Excessos, de modo geral, seja por meio alimentação ou por meio de suplementação pode sobrecarregar um importante órgão do nosso corpo: o fígado. De maneira geral, os excessos são excretados pelo corpo, mas isso não descarta a possibilidade de problemas futuros que precisam ser acompanhados. Por isso, a prescrição individualizada é fundamental, bem como a realização de exames de sangue regulares.”

Mas afinal, precisa treinar para tomar whey protein?

O whey pode trazer outros benefícios além dos voltados para o exercício físico. “O whey protein consumido em jejum pode ser um potente aliado. Estudos apontam que, o consumo de proteína pela manhã, reduz picos de insulina ao longo do dia, evitando aquela famosa vontade de comer várias vezes ao dia”, reitera Fernanda Larralde.

Essa proteína tem a capacidade de proporcionar maior saciedade, e com isso, o consumo de calorias pode diminuir. A junção desses fatores leva consequentemente ao emagrecimento. “Que fique claro que o whey protein não ajuda a emagrecer, mas o uso adequado desse suplemento pode inibir a sensação de fome fora de hora. Com uma boa alimentação diária, exercício físico, equilíbrio e constância esse resultado pode ser alcançado”, continua a nutricionista.

“A saúde física e nutricional anda de mãos dadas, principalmente quando conseguimos fornecer ferramentas pro nosso corpo executar suas funções da forma mais plena possível. Quando decidimos embarcar no ramo de suplementação, tivemos o cuidado de buscar produtos eficientes e específicos para abranger a todos os públicos, e ainda, promover mais do que saúde, mas bem-estar e qualidade de vida”, avalia Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e alimentação saudável.

Fernanda assegura que o uso de produtos confiáveis e saudáveis é indispensável na hora de escolher o melhor suplemento.

Fontes:

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva