Potes de sorvete para guardar comida: entenda porque a prática não é recomendada

Alimentação Saúde
02 de Janeiro, 2023
Potes de sorvete para guardar comida: entenda porque a prática não é recomendada

A prática de reutilizar potes de sorvete para guardar comida na geladeira é uma velha conhecida dos brasileiros. Afinal, quem nunca se decepcionou ao encontrar feijão no pote de sorvete em um dia quente, não é mesmo? Apesar de ser uma reutilização de um plástico que seria descartado, a prática não é recomendada por especialistas, já que o plástico pode liberar substâncias químicas que são nocivas para a saúde. Confira a seguir. 

Leia também: Embalagem de comida: confira os materiais mais seguros (e os menos)

Potes de sorvete para armazenar comida: Afinal, qual é o problema? 

A praticidade de reutilizar um pote de sorvete para guardar comida na geladeira pode ser bem atraente. Mas, se você deseja consumir alimentos livres de substâncias tóxicas que o plástico libera, deve abandonar essa prática. Isso porque a composição desses recipientes não é adequada para a refrigeração de comida, já que o plástico contém um composto prejudicial à saúde chamado Bisfenol A (BPA). Esse composto apresenta uma forma química instável e, quando ela entra em contato com os alimentos, se solta e contamina a comida, especialmente quando o alimento ainda está aquecido. 

O consumo de alimentos com BPA pode levar a inúmeros prejuízos à saúde que vão desde problemas gastrointestinais, até a diminuição de produção de espermatozoides. O efeito mais grave que a substância pode favorecer é o desenvolvimento de câncer no intestino e no estômago. Além disso, o BPA também pode ser prejudicar o fígado, causando alterações hepáticas negativas. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, estudos sugerem que, ao entrar em contato com o organismo humano, principalmente durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino. Assim, o Bisfenol aumenta ou diminui a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano, trazendo danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos e endometriose.

Leia também: Pode deixar o alimento na lata depois de aberta? Confira

Outros cuidados

Nesse sentido, não só os potes de sorvete são vilões, mas também outros potes, garrafas ou recipientes de plástico. Aqui vale um reforço especial para outros itens que apresentam a substância, como é o caso de brinquedos de plástico, produtos cosméticos e papel térmico. Portanto, sempre que possível, analise o rótulo desses itens para identificar a substância.

Além dos recipientes plásticos, as latas também contém Bisfenol A, como latas de milho, ervilha ou outro alimento. Portanto, todas as sobras das latas que você abriu devem ir para a geladeira dentro de potes com tampa. Isso porque além do risco de perda de sabor, deixar a comida na embalagem aberta pode provocar contaminações — seja por micro-organismos presentes no ambiente ou por componentes do próprio metal (se ele for danificado). Lembre-se, também, de consumir o produto dentro do prazo estipulado pelo fabricante.

Como substituir os potes de sorvete

Assim, sempre que possível, faça substituições dos potes de plástico para potes de vidro. Por ser feito de um material inerte, o vidro não fornece reações aos alimentos, não acumula resíduos e não mancha por conta dos condimentos. Além disso, o material é neutro, não altera o sabor e não atribui odor ou cor aos alimentos, que ajuda a preservar a comida.

Existem ainda poucos potes de plástico sem o BPA na composição, para identificá-los busque a informação no rótulo do produto.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

mulher sentada no sofá com um frasco de vitaminas essenciais para idosos.
Alimentação Bem-estar

7 vitaminas essenciais para idosos e quando suplementar

Com o envelhecimento, a absorção de nutrientes muda, podendo ser necessária a suplementação de vitaminas e minerais para manter a saúde.

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição