Por quanto tempo tomar colágeno para pele, unha e cabelo?

Beleza Bem-estar
09 de Agosto, 2023
Por quanto tempo tomar colágeno para pele, unha e cabelo?

Com o tempo, nossa pele vai naturalmente perdendo firmeza e elasticidade – e aí, as rugas começam a aparecer. Para evitar e reduzir esse problema, muita gente investe em inúmeras técnicas, incluindo a suplementação de colágeno. Mas como ela funciona, e por quanto tempo devemos tomar o colágeno? Confira a seguir:

O que é o colágeno?

De acordo com a médica dermatologista Dra Ana Luísa Nasser Erthal, da Clínica Adriana Vilarinho, trata-se de uma proteína presente naturalmente em estruturas como cartilagens, ossos e em outros tecidos do corpo humano.

“No que diz respeito à pele, o colágeno do tipo 1 é o que garante a firmeza, o viço e a elasticidade da mesma. Ele é produzido pelo nosso organismo, no entanto, essa produção é reduzida a partir dos 25 anos”, complementa a especialista.

Assim, vamos perdendo sustentação da pele, que vai ficando cada vez mais flácida. Fatores como exposição solar, estresse oxidativo e tabagismo aceleram o processo.

Para que serve a suplementação?

A suplementação é feita com os peptídeos de colágeno hidrolisado (dos tipos peptan ou verisol) que são formas mais biodisponíveis para o corpo. Isso pode ajudar na manutenção dos estoques da proteína e até no aumento da síntese dela pelo organismo. “Principalmente quando associamos a bioestimuladores ou a tecnologias como ultrassom microfocado e radiofrequência microagulhada”, complementa a profissional.

Por se tratar de uma fonte proteica, o colágeno age também na melhora do aspecto do cabelo e das unhas, diz a dermatologista.

Leia também: Bronzeamento com cerveja vira trending no TikTok. Veja os riscos

Por quanto tempo tomar colágeno?

“É importante avaliar com seu médico se você não apresenta contraindicações à suplementação. Geralmente, indicamos a ingestão do colágeno em jejum para facilitar a absorção. O tempo mínimo de uso é de 3 meses, podendo ser estendido a depender do paciente.”

Então, já sabe né? Se você está pensando em consumir a proteína, o ideal é consultar o seu médico!

Fonte: Dra Ana Luísa Nasser Erthal (CRM/SP 176.737 RQE 80.849), médica dermatologista da Clínica Adriana Vilarinho.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher fazendo um exercício de ombros no aparelho da academia
Bem-estar Movimento

A ordem dos exercícios no treino importa? Personal explica

Trocar a ordem dos exercícios durante o treino de vez em quando pode até não fazer diferença, mas fazer isso com frequência pode impactar os resultados

Suchá detox
Alimentação Bem-estar

Suchá detox de verão: nutricionista ensina 2 receitas para desinchar

Veja receitas com melão, abacaxi, gengibre e hortelã, além de seus benefícios

Afundo ou passada
Bem-estar Movimento

Afundo ou passada: qual é o melhor exercício para os glúteos?

Ambos os exercícios podem trazer benefícios para os membros inferiores