População geral não precisa da quarta dose da vacina contra Covid-19, diz OMS

Saúde
19 de Agosto, 2022
População geral não precisa da quarta dose da vacina contra Covid-19, diz OMS

Na última quinta-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a população geral não precisa da quarta dose da Covid-19. Em outras palavras, especialistas do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE) explicam que se deve priorizar a aplicação do reforço do imunizante em grupos que correm o risco de desenvolver a forma mais grave da doença pandêmica.

Portanto, defende-se que a quarta dose seja recebida apenas por:

Leia mais: Vacina atualizada contra ômicron é liberada no Reino Unido

Por que a população geral não precisa de quarta dose?

De acordo com a OMS, defende-se que o segundo reforço não precisa ser para todos. Isso porque a terceira dose já seria o suficiente para garantir uma imunidade duradoura contra a coronavírus em pessoas jovens e saudáveis.

Além disso, Joachim Hombach, conselheiro sênior de saúde da OMS e secretário da SAGE, acredita que a população geral dificilmente desenvolverá versões graves da Covid-19 após receber a terceira dose.

Em suma, para ele, isso se dá porque as pessoas passaram a ter uma imunidade híbrida. Em outras palavras, elas aderiram proteção contra o coronavírus de forma combinada, ou seja, por meio das vacinas e ao desenvolverem infecções causadas pelo vírus pandêmico.

Leia mais: Varíola dos macacos no Brasil: país ocupa 5º lugar com mais casos

Mas não se engane: a imunização continua no Brasil!  

Embora este seja o atual posicionamento da OMS, o Ministério da Saúde continua expandindo a quarta dose cada vez mais. Até o momento, o órgão federal recomenda o reforço para pessoas acima de 40 anos, desde que tenham recebido a terceira aplicação há pelo menos quatro meses.

Só que, diante da autonomia de cada estado, determinadas regiões já avançaram ainda mais na vacinação. A cidade de São Paulo, por exemplo, já liberou a quarta dose para toda a população com mais de 18 anos, que recebeu a terceira aplicação há pelo menos quatro meses. O mesmo tem acontecido no Rio de Janeiro, desde o dia 28 de julho!

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

corredor abaixado segurando a perna aparentemente com dor
Bem-estar Movimento Saúde

Será que eu estou com canelite? Médico destaca principais sinais

A condição é uma das principais preocupações entre os corredores. Ortopedista explica como identificar os sintomas característicos da canelite