Covid: quarta dose para pessoas acima de 40 anos é liberada

Saúde
20 de Junho, 2022
Covid: quarta dose para pessoas acima de 40 anos é liberada

O Ministério da Saúde decidiu intensificar a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Por isso, anunciou que a partir de hoje (20) a quarta dose está liberada para pessoas acima de 40 anos. De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão tomá-la. A recomendação é que estes indivíduos se imunizem com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país. Assim, elas seguem desprotegidas contra as manifestações graves da infecção pelo coronavírus. Entre a população de 40 a 49 anos apta a receber os imunizantes, apenas 8,53% já tomou a primeira dose de reforço.

Ainda no mesmo comunicado, o Ministério da Saúde informou as novas diretrizes sobre o complemento da vacina Janssen. Anteriormente, a única recomendação era a dose de reforço dois meses depois da primeira aplicação. Agora, orienta-se que o público de 18 a 39 anos receba o segundo reforço após quatro meses em relação ao primeiro. Já quem tem 40 anos ou mais, adiciona-se ainda um terceiro reforço depois de quatro meses acerca do segundo.

Leia mais: Entenda por que o Brasil corre risco de ter uma quarta onda da Covid-19

Atraso na vacinação motivou quarta dose para pessoas acima de 40

De acordo com dados do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, em todo o país, quase 22 milhões de pessoas receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid. Entre as crianças, 62% receberam a primeira dose, mas apenas 38% tomaram a segunda. Por outro lado, entre a população de 12 a 17 anos, para a qual também já foi disponibilizada a primeira dose de reforço, apenas cerca de 5% completou o ciclo vacinal. A boa notícia é que 91% do grupo está com a primeira dose regular.

No total, 62,7 milhões de pessoas já poderiam ter tomado a primeira dose de reforço – dentre as quais, 16,76 milhões têm entre 18 e 29 anos, faixa etária na qual 5,54 milhões de indivíduos ainda não receberam sequer a segunda dose regular. Aproximadamente 27,12 milhões de pessoas com mais de 50 anos ainda não retornaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose de reforço.

EUA aprova uso da vacina contra Covid em bebês de 6 meses

Nos EUA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aprovou o uso da vacina contra Covid-19 em bebês a partir de seis meses. Os imunizantes permitidos para a proteção contra a doença pandêmica são o da Moderna e da Pfizer/BioNTech. Ainda não se sabe a data exata do início da imunização dos pequenos. No entanto, segundo a agência de notícias britânica Reuters, há a estimativa de que ela comece ainda nesta semana.

Leia mais: Aumento de casos da Covid: crianças devem continuar indo à escola?

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show