4 dicas para escolher a poltrona de amamentação ideal

Gravidez e maternidade Saúde
11 de Maio, 2022
4 dicas para escolher a poltrona de amamentação ideal

O momento da amamentação é importantíssimo na vida de qualquer bebê – e, claro, para as mães também! Por isso, contar com uma estrutura adequada e confortável é essencial para deixar esse momento ainda mais prazeroso, além de favorecer que a amamentação aconteça sem qualquer problema ou complicação. Entra aí a poltrona de amamentação, desenvolvidas especificamente com essa finalidade. 

Essas poltronas lembram as antigas cadeiras de balanço, justamente porque são feitas de uma estrutura de madeira que balança para frente e para trás, auxiliando a mãe a embalar o bebê, estimulando a produção de leite e ainda criando um ambiente de conforto para a alimentação do pequeno.  

Mas como escolher a mais adequada? Dentre tantos modelos, preços, cores e tipos de acolchoado, parece impossível tomar uma decisão acertada. Calma, nós podemos ajudar com isso. Vamos às dicas? 

Leia também: Como escolher uma boa almofada de amamentação

1. Experimente a poltrona de amamentação antes de comprar

Fazer compras pela internet virou parte da nossa vida, mas quando o assunto é uma poltrona de amamentação, vale a pena ir às lojas para experimentar os diferentes modelos – mesmo que você compre online depois! Lembre-se: no começo da vida do bebê, a mãe vai passar bastante tempo com ele sentada nesse móvel, por isso, ele precisa ser confortável o bastante – recline-se na poltrona, teste diferentes posturas, enfim, faça um verdadeiro test drive dos modelos.

2. Considere o revestimento

Lembre-se que esse não é o tipo de poltrona que vai ficar na sala da sua casa, à disposição de todos. Ela tem um objetivo: ser um suporte essencial para os momentos de amamentação. Isso significa que é possível que ela suje com frequência, por causa da regurgitação do bebê ou do vazamento dos seios. Por isso, vale a pena pensar em um revestimento que seja fácil de limpar, mas ainda assim confortável e agradável ao toque. 

3. Atente-se às medidas da poltrona de amamentação

E não só do quarto! Assim, mais uma vez, é importante experimentar as poltronas antes de comprá-las para garantir que ela é adequada às medidas da mãe, além de caber com conforto no quarto do bebê. Nesse caso, o móvel precisa ter um encosto que suporte a cabeça da mãe, braços mais baixos (o que garante que o bebê fique na altura correta), um encosto ergonômico e largura adequada. 

4. Se puder, opte pelo pufe para os pés

Muitas poltronas de amamentação já contam com um pequeno pufe para apoiar os pés. Parece um luxo – e, às vezes, pode mesmo ser -, mas esse acessório é bastante interessante para as mamães. Por fim, o pufe ajuda a mulher a relaxar ainda mais enquanto amamenta, alivia a pressão nas costas e ainda melhora a circulação das pernas.   

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças

pernas de mulher recebendo depilação a laser
Gravidez e maternidade Saúde

Grávida pode fazer depilação a laser?

Especialista explica se a depilação a laser é segura durante a gravidez