Poeira em casa: qual é a frequência ideal de limpeza dos móveis?

Bem-estar Casa
06 de Abril, 2022
Poeira em casa: qual é a frequência ideal de limpeza dos móveis?

É normal que as casas tenham muitos móveis espalhados pelos cômodos. Todos eles acumulam poeira, deixando aquela camada cinzenta por cima do item. Contudo, é importante limpar esses móveis sempre que possível. Mas, afinal, qual é a frequência ideal para tirar o pó dos móveis

Na correria do dia a dia, essa é uma das tarefas domésticas que acabam sendo deixadas de lado por parecerem inofensivas e sem muita importância. Entretanto, o recomendado é que se tire o pó dos móveis de duas a três vezes por semana. Dessa forma, o ambiente fica livre de ácaros e micro-organismos, além de o móvel também ficar com aquele brilho especial. 

Leia também: Melhor tinta para parede: riscos e cuidados na hora de comprar

A melhor forma de tirar a poeira em casa

Há quem diga que usar espanadores pode apenas espalhar a poeira pelo ambiente, e é exatamente isso o que acontece. Assim, o pó apenas migra de lugar e se instala em um novo ambiente. Por isso, opte por usar panos de microfibra na hora da limpeza. A opção mais simples, neste caso, é a melhor. 

Em casos de prateleiras ou móveis com mais de um parte, comece limpando de cima para baixo, evitando, assim, que o pó dos itens mais altos caia nos lugares que já estão limpos. Produtos como removedores e lustra-móveis são ótimos para essa limpeza. Em seguida, passe o pano seco na superfície. 

Leia também: Entenda por que devemos lavar as roupas novas antes de usá-las pela primeira vez

O pó traz perigos à saúde? 

O acúmulo de pó nos móveis pode ser incômodo para quem possui rinite, sinusite ou problemas respiratórios. Por fim, esse material pode gerar espirros e comprometer as vias respiratórias. Por isso, é sempre bom reforçar a limpeza caso alguém da casa sofra com alergias.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.