Pode comer cacto? Saiba os benefícios e como preparar
A temporada 9 do MasterChef Brasil ofereceu um ingrediente um tanto quanto exótico para os participantes prepararem. Na competição culinária, os cozinheiros amadores realizam diferentes provas e, em seguida, os seus pratos são avaliados pelo time de jurados. No episódio que foi ao ar no dia 21 de junho, eles tiveram que colocar a mão na massa e preparar receitas com cactos. A exibição fez com que alguns participantes e telespectadores questionassem: afinal, pode comer cacto? E a resposta é sim! Na verdade, o ingrediente é bastante saudável e rico em diversas vitaminas.
Larissa Lima é chef de cozinha, estudante de nutrição e criadora do canal Chef Geek. De acordo com ela, o uso dos cactos na alimentação é bastante comum na região do sertão nordestino. No passado, eles eram utilizados, sobretudo, para alimentar gados e saciar a fome daqueles que não tinham outras opções. “Hoje, essa iguaria tem tido mais visibilidade e vem sendo muito usada em pesquisas e pratos de grandes chefs no Brasil e no mundo, por exemplo”, completa.
Pode comer cacto? Entenda os benefícios
Primeiramente, vale entender que existem diversos tipos de cactos comestíveis, mas alguns são tóxicos e não devem ser consumidos. A chef de cozinha cita o cacto candelabro. Tal espécie conta com um látex leitoso extremamente venenoso e que pode causar forte irritação. Por isso, é importante saber quais cactos podem ou não fazer parte da alimentação antes de incluí-los no cardápio.
Com exceção das opções que representam algum tipo de perigo para a saúde, os cactos são alimentos bastante benéficos. “Nutricionalmente, ele é muito saudável, rico em algumas vitaminas (A,B,C e K) e fibras. Além disso, ele pode ser rico em proteínas, o que não é muito comum em outros vegetais”, explica Larissa.
Ademais, ela conta que justamente por ter uma qualidade nutricional bastante elevada, o cacto foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como um alimento do futuro que pode ajudar a combater a fome no mundo nas próximas décadas.
Cuidados ao comer cacto
Por não ser um alimento com o qual a maioria das pessoas está familiarizada, é importante ter atenção e tomar alguns cuidados ao comer cacto. Por exemplo:
- Saiba a procedência;
- Tenha certeza que ele é comestível;
- Procure as melhores formas de prepará-lo;
- Tome cuidado com os espinhos: retire-os com cuidado e higienize de forma adequada.
Leia também: Nopal: Propriedades e benefícios da planta
Receitas com cacto
Larissa explica que o cacto é um alimento bastante versátil, uma vez que ele pode fazer parte de diversas receitas, por exemplo: ensopados, bolos, sobremesas e bebidas. No MasterChef, Lays foi a participante que preparou o melhor prato com cacto segundo os jurados. Ela apostou em um ravioli de pétalas de cebola recheado de cogumelos e cactos — palma e fruto da palma.
Refogado de palma
Ingredientes:
- 3 folhas de palma sem espinhos, higienizadas e picadinhas;
- 1 cebola em cubinhos;
- 1 tomate em cubos;
- 1 pimentão em cubinhos;
- 3 dentes de alho amassados;
- 4 col de manteiga;
- 150ml de água;
- 2 pimentas de cheiro;
- Coentro a gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, refogue a cebola e o alho na manteiga até ficarem douradinhos. Em seguida, adicione a palma e deixe refogar por alguns minutos. Logo após, coloque o pimentão, a pimenta de cheiro e o tomate. Então, quando o tomate estiver mais molinho e soltando líquido, adicione a água. Tempere com sal, páprica e cominho. Por fim, deixe cozinhar por dez minutos, desligue o fogo e finalize o preparo com coentro.
Fonte: Larissa Lima, chef de cozinha, estudante de nutrição e criadora do canal Chef Geek