Pneumonia infantil: filha de Alok e Romana Novais é internada
Com apenas um ano e oito meses, a filha de Alok e Romana Novais foi internada às pressas devido a um quadro de pneumonia infantil. A mãe de Raika compartilhou a notícia por meio de uma postagem no Instagram, com o intuito de alertar outras famílias sobre a possibilidade do quadro nesse período do ano.
“Mamães, nessa época do ano, fiquem de olho a qualquer sinal respiratório do seu filho. Essa variação de temperatura propicia a queda da imunidade, propagação de vírus e a evolução para uma complicação pode ser muito rápida. Aliás, a vacina contra influenza está em dia?”, questionou Romana.
O que é a pneumonia infantil?
Entende-se a pneumonia infantil como uma infecção que se instala nos pulmões das crianças. Ela pode ser causada por vírus, bactérias e até mesmo fungos – o último caso tende a ser mais raro.
A pneumonia é a doença infecciosa que mais leva a população a óbito ao redor do mundo. Além disso, ela atinge principalmente indivíduos com doenças pulmonares, idosos com mais de 60 anos e crianças com menos de cinco anos, como foi o caso da filha de Alok e Romana.
Leia mais: Filhos de Romana Novais Alok nunca comeram doces. Quando liberar?
Os principais sintomas da doença
Como alertou a mãe no post do Instagram, é importante que os pais fiquem atentos a qualquer sintoma que esteja relacionado à pneumonia para, então, levar o filho ao pediatra ou ao pronto-socorro. Assim, os principais indícios da enfermidade são:
- Febre;
- Falta de apetite;
- Tosse com secreção amarelada ou esverdeada;
- Respiração rápida e curta;
- Respiração que demanda esforço da criança, mostrando a costela;
- Cansaço bem como prostração.
Leia mais: Pneumonia: Coldplay cancela shows por condição delicada de vocalista
Fatores de risco
Além da faixa etária, outros fatores contribuem para que a criança desenvolva a pneumonia infantil. Por exemplo, os pequenos que não foram amamentados ou apresentam desnutrição têm mais chances de terem a doença.
Além disso, aqueles que são expostos a fumaça de cigarro, ficam aglomerados bem como não estão com o calendário vacinal em dia também correm mais risco de contraírem a enfermidade.
Leia mais: Gripe e resfriado: Qual a diferença entre eles?
Como é o diagnóstico da pneumonia infantil?
Em suma, o pediatra chega a conclusão de que a criança está com pneumonia infantil por meio de uma análise clínica que começa com ausculta do pulmão. Em seguida, ele pode pedir um raio-X do tórax para confirmar os achados na consulta, exames de sangue bem como amostras do nariz e/ou da garganta para verificar o tipo da doença.
Leia mais: Alergia, gripe ou resfriado? Conheça as principais diferenças entre eles
Tratamentos
Assim, diante da confirmação de qual tipo de pneumonia é, o especialista determina o tratamento da criança. Por exemplo: se ela for viral, o pediatra não consegue entrar com uma medicação específica para combatê-la. Mas há recursos para reduzir os sintomas, como hidratação, remédio para febre, máscara de oxigênio e inalação.
No entanto, já quando a pneumonia é bacteriana, o especialista precisa administrar antibiótico. Dessa forma, o remédio pode ser via oral ou pela veia, dependendo da gravidade do quadro da criança. Além disso, o pediatra pode usar dos recursos citados anteriormente para trazer mais conforto para o pequeno enquanto aguarda a medicação fazer efeito.
Leia mais: Gripe é mais frequente no frio? Entenda
O que fazer para proteger a criança da pneumonia infantil
Ao revelar a notícia sobre a filha, Romana questionou as mães se a vacina de Influenza dos filhos estava em dia e não por acaso. A forma mais efetiva de proteger os menores em relação a doença é mantendo seu calendário de imunização em dia. Isso porque a pneumonia infantil pode surgir a partir de uma complicação de um quadro respiratório simples, como de resfriados e gripes.
Além disso, é importante que o pequeno tenha uma alimentação saudável, mantenha-se hidratado e não seja exposto a fumaça de cigarro bem como a aglomerações.
Referências: