Pneumonia desconhecida: Argentina registra três mortes devido a doença
Na Argentina, especificamente na província de Tucumán, o Ministério da Saúde do país investiga a terceira morte causada por uma pneumonia desconhecida bilateral, ou seja, que afeta os dois pulmões. A paciente tinha 70 anos e estava internada em um hospital privado, segundo informações do ministro provincial da Saúde, Luis Medina Ruiz, divulgadas em coletiva de imprensa. Suspeita-se que ela possa ter sido a paciente zero do surto, mas a teoria segue em investigação.
Até a última quarta-feira, a província de Tucumán tinha registrado seis casos da doença. Os pacientes começaram a apresentar sintomas do quadro entre os dias 18 e 22 de agosto. Infelizmente, dois vieram a falecer, enquanto três estão internados e um isolado em casa, com bom estado de saúde.
Já na última quinta-feira, as autoridades de saúde registraram mais três evidências da enfermidade. Nesses casos, os indícios da pneumonia desconhecida começaram a surgir entre 20 e 23 de agosto.
Leia mais: Pneumonia bacteriana: Sônia Abrão é internada com a condição
Pneumonia desconhecida: o que se sabe até o momento?
Em suma, oito dos nove casos citados estão relacionados a uma clínica particular na província de Tucumán. A única que está fora desse meio é a senhora que veio a falecer e tornou-se a terceira morte registrada da doença. Devido a essa ligação entre as vítimas da enfermidade, isolou-se o local por precaução.
Embora se desconheça a causa da pneumonia, especialistas já descartaram a possibilidade dela estar relacionada com a Covid-19, gripe e/ou influenza. Ainda assim, os sintomas apresentados pelos pacientes lembram os que são vistos nesses quadros, como febre alta, vômitos, diarreia, dores no corpo, além de dificuldade para respirar.
Após descartarem as principais doenças que estão circulando ao redor do mundo nos últimos anos, especialistas analisam se pneumonia desconhecida pode ter surgido devido a contaminação das tubulações de água bem como dos dutos de ar condicionado da clínica.
Link útil: