Pizza sem glúten: veja opção para fazer na frigideira
A pizza é um dos alimentos mais famosos do mundo. O que não faltam são opções de recheio: mussarela, calabresa, portuguesa e marguerita, por exemplo. Já no caso da massa da pizza, isto é, a base da receita, pessoas que não podem consumir glúten nem sempre encontram tantas opções saborosas.
Estima-se que ao menos 1% da população conviva com a intolerância ao glúten. Além disso, segundo pesquisa do Euromonitor, empresa especializada em inteligência de mercado, de 2012 a 2020, o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%. Assim, a estimativa é que, até 2024, haja um crescimento de 35% a 40%. No Brasil, especificamente, há dois milhões de pessoas com a doença celíaca (de acordo com o Conselho Nacional de Saúde). Por isso, veja agora uma opção de pizza sem glúten que mantém o sabor e a essência da verdadeira receita.
Leia mais: Farinhas sem glúten: conheça as principais e benefícios
Como substituir a farinha de trigo?
As principais alternativas para uma pizza sem glúten seria utilizar a farinha de arroz, polvilho ou farinha de grão de bico no lugar da farinha de trigo. Porém, é muito difícil encontrar produtos com essas alternativas nas pizzarias espalhadas pelo Brasil. Então, o jeito é colocar a mão na massa e produzir a própria pizza em casa.
Receita de pizza sem glúten
Veja agora uma receita simples, fácil e saborosa de massa de pizza que pode ser recheada da maneira desejada.
Ingredientes
- 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de aveia
- 3 colheres de chá de azeite extravirgem
- Sal a gosto
- 1 colher de chá de fermento químico em pó (fermento para bolo)
- 4 colheres de sopa de água
Modo de preparo
Primeiramente, misture todos os ingredientes, deixando o fermento para o final. Em seguida, asse em uma frigideira por apenas 3 minutos. O recheio pode ser escolhido e montado logo em seguida, tanto doce ou salgado. Por fim, é só saborear!
Fonte: BioMundo