Pinole: O que é, benefícios e como consumir
O pinole promete agradar os adeptos da alimentação saudável, visto que suas propriedades vêm sendo comparadas com as da quinoa. A princípio, consiste em milho moído e torrado, que pode ser misturado com coco, canela, sementes de chia, baunilha e outras especiarias.
O resultado disso é um pó altamente nutritivo, rico em proteínas, aminoácidos, fibras e antioxidantes.
Benefícios do pinole
Ajuda no emagrecimento
Devido ao seu alto teor de fibra e à demorada digestão, o pó propicia a sensação de saciedade. Assim, quem o consome permanece “cheio” por várias horas, evitando que comam em excesso. Além disso, melhora o funcionamento intestinal e, como consequência, do organismo como um todo. Também, por geralmente conter coco em sua composição, ajuda na queima de gordura.
Pinole é fonte de energia
Majoritariamente composto de carboidratos, esse superalimento é uma excelente fonte de energia, podendo ser consumido como pré-treino, rendendo um ótimo desempenho para quem pratica atividades física.
Historicamente, os índios Tarahumara, do noroeste do México, são conhecidos por correr longas distâncias por muito tempo e, entre outras fatores, isso certamente se deve, em parte, ao consumo de pinole.
Leia também: Bebidas energéticas para o pré-treino
Previne o envelhecimento precoce
Por ter uma grande oferta de antioxidantes, a chia, que faz parte da composição do pó, pode ajudar a combater os radicais livres que causam o estresse oxidativo, conhecido por envelhecimento precoce da pele. Uma pesquisa publicada na Gerontology Research Center (EUA) comprovou esse benefício, alegando que os antioxidantes são capazes de diminuir os radicais livres.
Leia mais: Chia: Benefícios do superalimento que ajuda emagrecer
Fortalece a imunidade
Os minerais selênio e zinco presentes no pó, provenientes da chia, ajudam a dar mais força para imunidade. Aliado a uma dieta equilibrada pode, portanto, reduzir as chances de inflamações e resfriados.