Pilates ajuda a reduzir dor nas costas

Bem-estar Movimento
02 de Junho, 2023
Pilates ajuda a reduzir dor nas costas

O pilates é um método que combina movimentos controlados e precisos com o uso da respiração adequada. Dessa maneira, a atividade visa fortalecer os músculos, melhorar a flexibilidade e promover o equilíbrio corporal. Além disso, recentemente, um estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP descobriu que a prática também reduz a dor nas costas.

Mas antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente se você já está com dores nas costas, o recomendado é consultar um profissional de saúde. Como por exemplo, um fisioterapeuta ou médico, para obter uma avaliação adequada e orientações personalizadas.

Veja também: Pilates: conheça os benefícios para o corpo e a mente

O que diz a pesquisa sobre pilates reduzir dor nas costas?

A pesquisa, publicada na Revista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas, contou com a participação de 36 pessoas. Assim, de acordo com os resultados, os cientistas chegaram à conclusão de que o pilates foi eficaz no tratamento de dor e sintomas associados à lombalgia crônica. 

As dores nas costas podem ser causadas por diversos fatores, como má postura, fraqueza muscular, desequilíbrios musculares, lesões ou estresse excessivo na coluna vertebral. Sendo assim, o pilates aborda esses problemas por meio de exercícios que promovem o alinhamento adequado da coluna, fortalecem os músculos das costas e ajudam a melhorar a mobilidade da coluna vertebral.

Leia também: Pilates em casa: Saiba como fazer o exercício

A prática também trabalha a consciência corporal. Ou seja, significa que os praticantes aprendem a reconhecer e corrigir maus hábitos posturais e movimentos inadequados. Isso pode ajudar a prevenir a recorrência de dores nas costas no futuro.

“Além disso, os exercícios físicos contribuem para a liberação de opióides endógenos, substâncias do organismo que controlam a dor e propiciam bem-estar geral”, explicou a fisioterapeuta Sandra Amaral, autora do estudo, ao Jornal da USP.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

chá verde
Alimentação Bem-estar

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios e como fazer

O chá verde é uma bebida produzida a partir da folha da Camellia sinensis, que é rica em compostos fenólicos, que atuam como antioxidantes

chá para dor de garganta
Alimentação Bem-estar Saúde

7 chás para dor de garganta (e como preparar)

Quando o assunto é garganta inflamada, uma prática comum é a preparação de bebidas quentes.

mulher tomando um comprimido na sala de casa
Bem-estar Sono

Dramin dá sono? Especialista explica riscos da automedicação

Um dos efeitos mais conhecidos do medicamento, especialista esclarece a ideia e fala por que ele não deve ser usado para tratar a insônia