Pielonefrite: Entenda o motivo da internação de Flávia Pavanelli

Saúde
30 de Janeiro, 2023
Pielonefrite: Entenda o motivo da internação de Flávia Pavanelli

A atriz e influenciadora Flávia Pavanelli foi hospitalizada no último final de semana após ser diagnosticada com pielonefrite, que é uma inflamação renal provocada pela ação de bactérias nos rins e nos ureteres. Flávia utilizou as redes sociais para compartilhar seu estado de saúde com os seguidores e afirmou que os sintomas da inflamação quase resultaram em uma infecção generalizada. 

“Um final de semana um pouquinho diferente… Na quinta-feira, fui diagnosticada com pielonefrite depois de alguns dias achando que era ‘só uma dor muscular’. Meus sintomas foram silenciosos, demorei a procurar um profissional e isso fez com que meu caso ficasse à beira de uma infecção generalizada“, contou.

Após o susto, a influenciadora afirma que está bem e deve receber alta nesta segunda-feira (30). Dessa forma, casos como o de Flávia são potencialmente graves, já que a pielonefrite afeta os rins, que é um órgão vital para o corpo humano.

Veja também: Doenças renais: conheça as principais e seus sintomas

Afinal, o que é pielonefrite? 

Pielonefrite é uma inflamação no rim provocada por bactérias. No entanto, antes de contaminar os rins, as bactérias geralmente atacam a bexiga e outras áreas do trato urinário. Isso ocorre por diversos motivos, que vão da anatomia do trato urinário ao sistema imunológico enfraquecido.

Em síntese, existem dois tipos de infecção: a aguda e a crônica. A primeira se manifesta rapidamente, ataca o funcionamento renal e pode ser tratada com antibiótico ou internação, dependendo do caso. Porém, a crônica é consequência de diversos episódios, tratamento incorreto ou ausência dele, ou ainda causada por outras complicações, como diabetes e hipertensão arterial.

Dessa forma, quadros de pielonefrite merecem muita atenção e atendimento médico rápido, já que a condição pode resultar em sepse, ou seja, infecção generalizada, e em seguida, falência de múltiplos órgãos. Além disso, a pielonefrite também pode levar à perda da função renal de filtrar o sangue. 

Principais sintomas 

  • Náuseas e vômito;
  • Febre;
  • Tremores;
  • Suor intenso;
  • Calafrios; 
  • Dor na pelve e/ou na lombar e costas;
  • Pus e sangue na urina;
  • Urina turva e com odor;

Assim, esses sintomas são observados nas duas formas de pielonefrite – aguda e crônica. No entanto, na fase crônica, o paciente pode apresentar fases assintomáticas, apesar de ainda ter os sintomas em boa parte do tempo. Dessa forma, nos casos da fase aguda, os sinais são mais aparentes e constantes.

Prevenção e tratamento 

A prevenção da pielonefrite é indicada com hábitos simples, mas que podem proteger os rins, são eles:

  • Beber água;
  • Esvaziar a bexiga após a relação sexual;
  • Não segurar a urina por muito tempo;
  • Controlar diabetes;
  • Após urinar, mulheres devem se limpar de frente para trás.

Felizmente, a pielonefrite tem cura. Portanto, para uma ação rápida, geralmente, o tratamento inclui analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico, que poderá avaliar o melhor medicamento e que não interfira negativamente no quadro renal.

Porém, para se livrar de vez da pielonefrite é necessário realizar o diagnóstico com exames como urocultura, urina de rotina, antibiograma e hemocultura, que pode, levar tempo para ficarem pontos. Dessa forma, identifica-se o tipo de bactéria que afeta os rins para que o médico receite os medicamentos corretos. 

Por fim, vale reforçar que a pielonefrite não é uma doença contagiosa. Portanto, não existe risco de contaminação de familiares ou pessoas próximas.

 

Referências: Manual MSD.

 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

vitamina B e dengue
Saúde

Vitamina B previne a picada do mosquito da dengue?

Sem comprovação científica, a técnica popular pode levar a população a uma falsa sensação de segurança

Efeitos da vacina de Covid
Saúde

Efeitos da vacina da Covid: primeiro grande estudo mostra resultados

Segundo estudo, os efeitos da vacina são menores do que a infecção pela doença

disuria
Saúde

Disúria: entenda as causas, sintomas e tratamentos da dor ao urinar

O sintoma, popularmente chamado de dor ao urinar, pode ter diversas causas, sendo a infecção urinária a principal