Picnogenol: conheça o extrato que promete retardar o envelhecimento

3 de dezembro, 2021

O sonho de toda mulher é envelhecer bem, e isso significa ter uma pele bem tratada e com boa aparência. Nesse sentido, o picnogenol é um extrato com alto poder antioxidante e pode ser um grande aliado nessa tarefa.

Descoberta nos anos 50 pelo cientista francês Jacques Masquelier, a substância enriquecida em bioflavanóides era usada na França na prevenção de doenças cardiovasculares. Posteriormente, a vegetação comum no litoral mediterrâneio e extraída do pinheiro marítimo (ou pinus pinaster) passou também a auxiliar tratamentos para melasma e distúrbios de pigmentação da pele

Picnogenol: amigo da pele

Recentemente, o assunto “Picnogenol” voltou com tudo. Isso porque uma pesquisa realizada na Alemanha sobre a relação do envelhecimento e a poluição apresentou boas notícias. Todas as mulheres participantes tomaram cápsula de 75 mg, por um período de 12 semanas. Como resultado, o primeiro grupo teve um aumento significativo na elasticidade, hidratação e produção de ácido hialurônico na pele. O segundo grupo, por sua vez, obteve uma relevante redução de manchas de idade.

Os benefícios para a saúde

O picnogenol possui 40 compostos cheios de benefícios para a saúde. Dessa forma, o extrato virou uma grande aposta para combater o envelhecimento, além de auxiliar a reduzir as manchas de pele e ser superantioxidante e anti-inflamatório. Frequentemente, dermatologistas incluem o picnogel como complemento do tratamento tópico para regular a produção de radicais livres, por exemplo. Confira outros benefícios do picnogenol:

  • Atua como um fotoprotetor oral
  • Contribui para o aumento do colágeno
  • Auxilia no tratamento do melasma 
  • Previne o aparecimento de novas manchas na pele 
  • Previne o envelhecimento precoce

Pesquisadores descobriram ainda que o picnogenol ainda revelou ser 50 vezes mais potente que a vitamina E, e 20 vezes mais potente que a vitamina C na ação anti-radicais livres. No Brasil, a substância não está disponível nas prateleiras das farmácias ou lojas do ramo. Dessa forma, a venda é apenas manipulada ou em formulação para tratamento de edema nos membros inferiores. O suplemento não deve ser tomado sem orientação médica.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.