Pesar o alimento cru ou cozido: o que fazer?
Para alguns objetivos, porcionar e medir os ingredientes que serão consumidos é uma estratégia que garante quantidades adequadas de macronutrientes em uma refeição. É por isso que cada vez mais gente anda apostando na balança de cozinha. Mas se você já comprou a sua, provavelmente também teve essa dúvida: afinal, é melhor pesar o alimento cru ou cozido? Vamos entender melhor:
Diferenças nos números
Você reparou que alguns itens têm pesos diferentes quando crus ou cozidos? Por exemplo, um bife cru é mais pesado do que um grelhado. “Aves, peixes e carnes geralmente reduzem seus pesos em cerca de 25%. Os legumes também podem perder metade do peso”, explica a médica nutróloga Dra Letícia Lucas. Isso acontece por conta da perda de água durante o preparo.
Por outro lado, há aqueles que ganham uns bons gramas depois de prontos. É o caso de alimentos ricos em amido, como arroz, batata e macarrão. Por absorverem bastante água, podem dobrar de volume.
Geralmente, essa variação não influencia muito na composição nutricional do prato. Com exceção dos vegetais: o cozimento a vapor é o que mais mantém os nutrientes dos alimentos – e o pior método é aquele submerso em água fervente.
Leia também: Mel engorda? Confira mitos e verdades sobre o alimento
Afinal, pesar o alimento cru ou cozido?
A nutróloga afirma que, de maneira geral, é melhor pesar cru. “Essa sempre será a forma mais confiável. Quando você pesa após o cozimento, isso pode mudar o peso devido à alteração na quantidade de água no alimento.”
É claro que cada caso é um caso. Em receitas e cardápios que já especificam a quantidade do alimento cozido, por exemplo, vale colocar na balança já pronto.
Fonte: Dra Letícia Lucas, médica, graduada pela FAME – JF (Faculdade de Medicina de Juiz de Fora).