O que acontece com o corpo ao perder de 5kg a 10kg
A perda de peso é um objetivo comum para muitas pessoas, seja por motivos estéticos ou de saúde. No entanto, o processo de emagrecimento vai além da simples redução dos números na balança. Ao perder de 5kg a 10kg, por exemplo, uma série de mudanças ocorrem no corpo humano.
Mas antes de mais nada é importante ressaltar que não existe uma receita milagrosa para emagrecer. Existem diversas dietas restritivas que prometem resultados rápidos e surpreendentes. Mas geralmente não são boas opções por serem extremamente restritivas, por desanimar logo e até trazer malefícios para a nossa saúde. Na verdade, a perda de peso ocorre com uma mudança de hábitos, através de uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos.
Leia também: Dieta para emagrecer e não engordar mais (e cardápios)
Mudanças no corpo ao perder de 5k a 10kg
De acordo com Livia Tanizaki, nutricionista da Vitat, perder de 5kg a 10kg traz diversas mudanças para o corpo. Confira quais são as principais:
- A gordura corporal diminui, resultando em uma redução do tamanho das células adiposa;
- O metabolismo pode se ajustar, diminuindo o gasto energético basal;
- A sensibilidade à insulina melhora, o que, consequentemente, auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue;
- A saúde cardiovascular pode se beneficiar pois ocorre a diminuição da pressão arterial, do colesterol e dos triglicerídeos;
- Há alívio da carga nas articulações, reduzindo a dor e melhorando a mobilidade.
“No entanto, é importante buscar uma perda de peso saudável, com uma abordagem equilibrada que inclua uma dieta adequada, atividade física regular e orientação profissional para garantir a segurança e a sustentabilidade dos resultados”, ressalta a nutricionista.
Além disso, os efeitos da perda de peso podem variar de pessoa para pessoa e dependem de vários fatores, como idade, sexo, composição inicial do corpo, genética e estilo de vida.
Fonte: Livia Tanizaki, nutricionista da Vitat.