Peixe emagrece? Saiba como usar o alimento para emagrecer
Você já deve ter se perguntando porque o peixe sempre aparece na lista de alimentos essenciais para uma alimentação equilibrada – isso quer dizer que peixe emagrece?
Esse fruto do mar é um alimento realmente saudável. Comê-lo regularmente pode diminuir o risco de várias condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrame e depressão.
Existem muitos tipos de peixes, todos com diferentes perfis nutricionais. Em geral, eles são divididos em duas categorias: magro e gorduroso.
Ambos são considerados nutritivos e uma ótima fonte de proteína de alta qualidade, mas acredita-se que os peixes gordurosos sejam especialmente importantes para a saúde. Isso ocorre porque eles contêm alguns nutrientes importantes, incluindo ácidos graxos ômega-3 e vitamina D.
Por esse motivo, os profissionais de saúde geralmente recomendam que as pessoas comam peixe pelo menos duas vezes por semana.
Leia também: Sardinha é saudável?
Mas peixe emagrece?
Não existe milagre quando o assunto é emagrecer: é preciso aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos. Mas, graças à proteína magra e à gordura poliinsaturada, colocar peixe como parte de uma refeição cheia de nutrientes pode ajudá-lo a ficar satisfeito por mais tempo, minimizando o desejo de comer mais.
Apenas certifique-se de ignorar coberturas carregadas de calorias, como molhos pesados.
Também, a maneira como você cozinha seu peixe pode alterar sua composição nutricional, portanto, alguns métodos de cozimento podem ser melhores para sua saúde do que outros.
A indicação é assar o alimento no forno, já que essa é a melhor forma de reter nutrientes, como os ácidos graxos ômega-3 e a vitamina D, durante o preparo.
Evite fritar o filé ou posta, o que adiciona gordura saturada ao prato.