Rafa Brites emagreceu por conta de pedra na vesícula. Entenda
A pedra na vesícula ou litíase biliar ocorre quando certas substâncias se acumulam e causam a obstrução da passagem entre a vesícula biliar e o intestino. Tal quadro dificulta o processo de digestão e causa sintomas, como dores no estômago, vômitos e febre. A apresentadora e atriz Rafa Brites comentou nas redes sociais que está sofrendo com o quadro e, possivelmente, terá que fazer cirurgia para retirada da vesícula. Ela ainda disse que vem recebendo muitos elogios por estar magra, mas que a sua condição física está relacionada aos enjoos que vem sentindo por conta da doença. O relato da apresentadora traz à tona a questão da relação entre pedra na vesícula e emagrecimento. Afinal, como ela impacta a saúde e qual deve ser a alimentação do paciente?
Em primeiro lugar, é importante entender quais são as possíveis causas do surgimento da pedra na vesícula. Dentre os principais fatores, estão: obesidade, perda de peso em um curto espaço de tempo e colesterol alto. Além disso, hipertensão, consumo de cigarros, vida sedentária, uso de estrogênio e predisposição genética também contribuem para o diagnóstico.
Pedra na vesícula e emagrecimento: qual é a relação?
O emagrecimento, quando acontece de forma repentina e rápida, pode ser um dos fatores para o desenvolvimento da pedra na vesícula. Além disso, não existe uma relação direta entre o diagnóstico e a perda de peso. Ou seja, quem tem cálculos de vesícula não tem como efeito o emagrecimento.
Na verdade, o que pode acontecer é um efeito secundário. Isso porque os sintomas da pedra na vesícula envolvem dores fortes na boca do estômago, náuseas, vômitos e diarreia. Tais fatores podem acabar diminuindo o apetite do paciente. Entretanto, é muito importante que haja uma alimentação adequada para evitar a piora do quadro.
Alimentação adequada
Alguns alimentos, sobretudo aqueles com alto teor de gordura, devem ser evitados por pessoas com pedra na vesícula. Caso contrário, pode haver a movimentação das pedras e, assim, o quadro pode se agravar. Dentre os alimentos prejudiciais, estão: carnes vermelhas, manteiga, doces em geral, alimentos processados, embutidos, produtos industrializados e frituras.
Assim, as refeições devem ser fracionadas em pelo menos 3 vezes ao dia e contar com alimentos como:
- Frutas (principalmente as ricas em vitamina C, que parece ter um papel protetor contra o desenvolvimento de cálculos);
- Legumes;
- Produtos integrais;
- Tubérculos;
- Leite e derivados desnatados;
- Chás;
- Nozes e castanhas .
Pedra na vesícula e emagrecimento: para além do corpo
Ao compartilhar com os seguidores o diagnóstico de pedra na vesícula, Rafa Brites aproveitou para fazer um apelo: “É bom a gente sempre se perguntar ‘por que será que aquela pessoa engordou ou emagreceu?’. Então, a gente olhar menos para o corpo das pessoas, não ficar olhando, comentando, porque a gente nunca sabe o que se passa com aquela mudança daquela pessoa”.
Tal comentário revela a importância da discussão sobre a cultura da magreza, em que um corpo magro e padrão é bonito e aceito, mesmo que não seja saudável. Além disso, a fala da apresentadora, mesmo que não de forma intencional, ajuda a romper a ideia de que tudo o que se vê nas redes sociais é a verdade absoluta. A pressão estética presente na internet, muitas vezes, faz com que as pessoas (sobretudo as mulheres) se comparem com corpos que não são reais ou que “escondem” diversas outras questões. Assim, é sempre importante manter-se vigilante e priorizar a saúde do corpo e da mente em detrimento de preferências ligadas à aparência.
Leia também: Cultura da magreza: as lutas de quem convive com um transtorno alimentar