Passiflora: Para que serve e chá de passiflora
A passiflora, flor do maracujá cujo nome significa “flor da paixão”, é cheia de benefícios para a saúde. Trata-se de uma planta medicinal, geralmente usada no tratamento de ansiedade, insônia, tensão e dificuldade de concentração. Isso se deve a suas propriedades calmantes. Originária da América do Sul, é especialmente popular no Brasil. Mas, você sabe para que serve a passiflora e o chá de passiflora?
Sua principal propriedade é a passiflorina, responsável pelo poder relaxante da flor. Assim, seu poder calmante é tão poderoso que, hoje, é possível encontrar cápsulas dessa substância à venda.
Não só, demais substâncias compõem a planta, como flavonoides, poderosos antioxidantes naturais, e alcaloides, substâncias básicas típicas de diversas plantas.
Benefícios da passiflora
Melhora do sono
Devido às propriedades calmantes, a passiflora é conhecida pelo combate à insônia e a melhora do sono. Por isso, é popularmente consumida para essa finalidade.
Leia mais: 6 chás que ajudam a dormir melhor
Combate dos sintomas da ansiedade
Hoje, a ansiedade excessiva é considerada uma doença e seus sintomas podem impactar muito na vida de quem os sente. Dessa forma, tratamentos são muito importantes.
Assim, a passiflora tornou-se uma popular opção de tratamento. Os principais sintomas da ansiedade são: batimentos cardíacos acelerados, nervosismo, constante tensão, bem como medo e outros.
O aumento do cortisol (hormônio do estresse), provocado pela ansiedade, pode ocasionar o ganho de peso. Por isso, o controle da ansiedade é também importante para combater seus possíveis efeitos colaterais no corpo.
Passiflora ajuda a controlar a pressão arterial
Graças às harmalas, substâncias que atuam inibindo o consumo excessivo e desnecessário de oxigênio pelo cérebro. Assim, acredita-se que estes compostos também são responsáveis por diminuir os níveis de circulação e respiração, reduzindo a pressão arterial.
Leia também: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade
Como usar a passiflora
É possível consumir a flor do maracujá, também chamada de Passiflora incarnata , de algumas formas:
- Chá
- Cápsulas
- Por fim, solução líquida
Há contraindicações?
Não é recomendado consumir a flor e seus produtos quando houver ingestão de bebidas alcoólicas ou caso haja alergia a alguma de suas propriedades, pois pode ocorrer reação alérgica grave.