Páscoa com as crianças: Saiba como oferecer chocolate

Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade
05 de Abril, 2023
Páscoa com as crianças: Saiba como oferecer chocolate

Passar o feriado de páscoa com as crianças pode ser uma época desafiadora para os pais. Com o chocolate em evidência nos corredores dos supermercados, as famílias começam a se questionar se podem ou não oferecer o alimento aos pequenos. A nutricionista Giliane Belarmino explica que o paladar é construído na infância, desde a amamentação, introdução alimentar até meados dos dois anos de idade. Período em que o consumo do açúcar deve ser evitado.

“O sabor adocicado é mais atraente ao paladar infantil. Ao oferecer doce e açúcar nessa fase, o bebê terá mais dificuldade em aceitar uma fruta menos doce, por exemplo. Esse tipo de alimento deve ser introduzido após os dois anos de idade, minimizando os riscos de obesidade infantil, diabetes e doenças crônicas na fase adulta. Além disso, há maior risco de desenvolvimento de cáries e outras infecções bucais”, explica a nutricionista.

Nesse sentido, algumas dicas são essenciais para escolher chocolates mais saudáveis para a páscoa com as crianças. Confira a seguir.

Veja também: Receitas com chocolate para comer sem culpa na Páscoa

Primeiro chocolate

A partir dos  dois anos de idade, se a criança nunca provou doces pode aceitar melhor o chocolate amargo. O recomendado é oferecer um pequeno quadrado do doce, de no mínimo 70% de cacau, e observar como o pequeno reage ao sabor, textura e cheiro, além de identificar possíveis reações alérgicas.

“Experimente fazer a Páscoa de maneira lúdica, com brincadeiras e atividades que estimulem a criatividade e a movimentação dos pequenos. Opte pelos mini ovinhos de chocolate, que são ideais nessa idade pelo tamanho do doce, além de intercalar com outros lanches, como frutas picadas, iogurte natural e sanduíches naturais”, explica a nutricionista.

A quantidade de chocolate diária indicada para consumo pode variar de acordo com a idade da criança, o tipo de chocolate, o teor de cacau e a quantidade de açúcar e cafeína presentes em cada versão. Assim, segundo Giliane Belarmino, a recomendação de consumo ideal é:

  • Antes dos 2 anos: não é recomendado;
  • Dos 2 aos 6 anos: 10 gramas por dia, cerca de um quadradinho de chocolate;
  • Dos 7 aos 10 anos: 15 gramas por dia, cerca de dois quadradinhos de chocolate.

Além disso, Giliane destaca ainda que nem tudo do chocolate é prejudicial. “O cacau, que é o alimento-base do doce, é rico em flavonoides e fitoquímicos que auxiliam no exercício da memória e da cognição no cérebro. Portanto, em quantidades moderadas, também pode ajudar na redução de doenças cardíacas com o passar do tempo. Assim, as versões mais amargas possuem mais cacau e maior quantidade de nutrientes benéficos”, finaliza.

Crianças com menos de 2 anos 

O consumo de chocolates não é indicado para crianças com menos de 2 anos de idade. De acordo com o Ministério da Saúde, os alimentos que contêm açúcar de adição em sua composição, como, por exemplo, os chocolates e alimentos industrializados, não são recomendáveis com alimentos saudáveis na dieta de crianças menores de 2 anos. Portanto, vale reforçar que, mesmo em pequenas quantidades, o chocolate pode fazer mal para os bebês, causando alergias e prejudicando o desenvolvimento dos pequenos.

Páscoa com as crianças: Dicas para escolher o melhor chocolate

Segundo a nutricionista Victória Randoli, do Hospital Sepaco, crianças acima de 2 anos podem comer chocolate, mas este consumo deve ser moderado e monitorado pela família. A seguir, confira algumas dicas para selecionar o melhor ovo de páscoa: 

  • Faça trocas mais saudáveis: Aposte em chocolates meio amargos ou produtos que tenham mais cacau do que açúcar.
  • Evite os chocolates brancos: eles são compostos por banha de cacau e açúcar, ingredientes que não fazem bem para a saúde.
  • Aposte em embalagens coloridas e chamativas para tornar o ovo de páscoa mais atrativo para as crianças.
  • Evite ovos recheados ou de colher: o motivo é que esses ovos vem com uma quantidade de chocolate excessiva.
  • Só compre produtos com a procedência garantida. Ao se deparar com a venda de ovos de páscoa muito baratos pela internet, duvide e cheque as informações do fornecedor como CNPJ, site e tempo de registro.
  • Aposte em ovos caseiros: se houver tempo, engaje as crianças na brincadeira e ainda ofereça um chocolate com menos açúcar e conservantes.

De olho no rótulo

É possível escolher opções mais saudáveis para a Páscoa. Nesse sentido, os chocolates mais indicados serão sempre aqueles que têm menos açúcar e mais cacau. Portanto, a família deverá ficar atenta aos rótulos, se caso o primeiro ingrediente da lista for açúcar, este é o ingrediente que está em maior presença naquele alimento que deve ser evitado. 

“O chocolate é rico em calorias e gorduras saturadas, e sendo consumido em grandes quantidades, pode elevar os níveis de colesterol e, consequentemente, aumentar o risco de doenças cardiovasculares e ganho de peso”, indica a nutricionista.

Outros cuidados

O consumo de açúcar também pode aumentar o nível de hiperatividade e alterar o humor das crianças, afetando o comportamento, a concentração e o foco para exercer atividades da rotina, como as tarefas escolares e o sono. “Após os 24 meses, a criança pode começar a experimentar alimentos doces, mas é preciso cautela com a quantidade, que deve ficar entre 19g e 25g por dia. Valor que equivale a um picolé ou um pote de iogurte, por exemplo”, completa Giliane.

Para aquelas famílias que a experiência da Páscoa é fundamental, a nutricionista recomenda oferecer para as crianças menores de dois anos ovos e chocolates de alfarroba, como uma opção sem açúcar e sem leite que se assemelha ao chocolate e pode ser oferecida desde os seis meses para o bebê.

“É importante ressaltar que na Páscoa as crianças podem e devem ter outras opções de preparações como receitas caseiras relacionadas com a Páscoa e não somente os chocolates. Assim, começando pelo café da manhã, almoço e jantar, com preparações que oferecem maior valor nutricional. Portanto, neste dia a criatividade dos pais é de extrema importância, como desenhos para colorir, associados com a imagem de coelhos e a cenoura”, recomenda Victória. A seguir, confira uma indicação de receita da nutricionista:

Páscoa com as crianças: Receita saudável de Muffin de Cacau

Ingredientes

  • 2 bananas bem maduras.
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim.
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó.

Modo de preparo

  • Primeiramente, amasse a banana;
  • Em seguida, misture com os demais ingredientes. 
  • Por fim, coloque a massa em forminhas de silicone e leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 20 minutos. 

Fontes:

Victória Randoli, nutricionista clínica no Hospital e Maternidade Sepaco.

Giliane Belarmino, nutricionista e consultora de Philips Avent.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo